Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Uma rede de 10.000 jovens LGBT e simpatizantes

 

É um dos projectos mais visíveis da associação rede ex aequo, caso único no panorama associativo LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros) e raro entre associações juvenis em Portugal. Nascido a 2 de Fevereiro de 2002, o fórum da rede ex aequo acaba de atingir os 10.000 membros registados.  Foi criado há 8 anos como espaço de apoio e convívio para os jovens LGBT e simpatizantes, numa época onde o isolamento predominava, tentanto preencher uma lacuna, tal como hoje, para que os jovens possam comunicar, falar abertamente e criar amizades num espaço saudável, seguro e informativo. O acesso aos conteúdos publicados do fórum é livre, promovendo assim a circulação de informação de temática LGBT. Existe apenas a necessidade de efectuar um registo online para interagir activamente com outros membros e nas discussões sobre os mais variados temas.

O dezanove foi tentar perceber com André Ventura, membro da Direcção da rede ex aequo, um pouco mais sobre esta plataforma de sucesso em Portugal e que recebe mais de 2600 visitantes únicos por dia:

dezanove: O que significa para a Direcção da rede ex aequo chegar aos 10.000 utilizadores do fórum?

André Ventura: O fórum é um importante espaço de apoio e convívio para os jovens LGBT ou com dúvidas, os seus amigos e familiares. Pretende-se que seja um espaço saudável e seguro onde se quebre o isolamento e a solidão, se possam discutir temas LGBT pertinentes e também que se proporcione a promoção de apoio mútuo e criação de amizades. É muito gratificante vê-lo atingir os 10.000 membros registados, saber que chega a cada vez mais jovens. Cremos que milhares estarão ainda para vir, milhares jovens que precisam de apoio, esclarecer as suas dúvidas ou mesmo apenas conviver. Esperamos que com o recente arranque do Projecto Inclusão a rede ex aequo e o fórum cheguem ao conhecimento de mais e mais jovens que procurem e/ou precisem de um espaço assim.

 

 

 

 

 

 

 Que histórias - em que o fórum tenha tido um contributo positivo para o coming out, tenha servido de plataforma de entendimento, amizade, amor, etc.  - podem ser partilhadas com os leitores do dezanove?

 

Não nos recordamos de alguma história em particular, mas estamos cientes de que o fórum ajudou e continua a ajudar muita gente, desde dando forças aos jovens que pretendem fazer o seu coming out, a possibilitar que se conheçam e criem laços de amizade ou mesmo amor. Através de pedidos de divulgação de que damos conta no fórum, e para além das mailing lists específicas de divulgação, alguns membros tiveram a oportunidade de participar em reportagens importantes que passaram na televisão, até com a sua família.

 

 

Está prevista alguma comemoração para assinalar esta data especial? Haverá no fórum um chat aberto durante dez dias, à semelhança do que aconteceu durante 24h no dia do oitavo aniversário do fórum, em Fevereiro deste ano.

 

  

Qual é o tópico de temática LGBT mais lido de sempre?

O tópico de temática LGBT mais lido de sempre é sobre a série The L Word, com mais de 200 mil visualizações, seguido do Notícias LGBT, com cerca de 197 mil e o Casamento entre pessoas do mesmo sexo, com cerca de 165 mil visualizações.

 

Que tópicos de temática LGBT suscitaram um maior número de respostas por parte dos membros? 

 O tópico Casamento entre pessoas do mesmo sexo conta com mais de 5400 respostas, seguido do The L Word, com quase 4800 respostas e o Notícias LGBT, com cerca de 3400 respostas.

 

 

Que novidades estão previstas para o fórum? Está prevista uma mudança de imagem, tanto no fórum como no site da associação, que faz parte do plano/processo de alteração da imagem da associação já a decorrer.

 

Este é um espaço essencialmente juvenil. Há, no entanto, excepções. Quem, além dos jovens, pode participar no fórum da rede ex aequo? Apesar de a rede ex aequo ser uma associação juvenil (sendo o estatuto de "jovem", de acordo com o governo português, dos 16 aos 30 anos), no fórum é permitida a participação de pessoas com mais de 30 anos desde que especifiquem a sua idade no seu perfil, a sua participação não seja prejudicial para os jovens LGBT e estejam no fórum por motivos de procura de apoio e/ou informação.

 

 

Que secção do fórum gostariam de ver mais dinamizada? Consideramos os sub-fóruns Apoio e Saúde e bem-estar os mais importantes e sensíveis, uma vez que há muitas pessoas que vêm aqui procurar ajuda ou informação correcta, pelo que gostaríamos que fossem mais dinamizados. Gostaríamos também de ver mais dinamizados os sub-fóruns das cidades sem grupo local, e que aparecessem jovens interessados em formar grupos locais nessas ou noutras cidades que não têm um grupo local para os seus jovens.

2 comentários

Comentar