A notícia da morte de Carlos Castro tem sido o motivo para várias palavras de apreço pelo trabalho do cronista social nos jornais online e nas redes sociais, mas também para várias manifestações de homofobia.
"Os artistas estão de luto...que a tua estrela ilumine nossos caminhos...Obrigada Carlos Castro pela tua coerência e grandeza para comigo", escreveu Ana Malhoa no Facebook. O estilista Nuno Gama mostrou-se também "chocado.....abreijos meu querido e até á eternidade...", podia ler-se na mesma rede social.
As caixas de comentários dos jornais online têm sido ao longo do dia palco de comentários homofóbicos que, passando algum tempo, são apagados pelos editores, após denúncia dos utilizadores. No Público online, por exemplo, um leitor denominado Espectro chamava Carlos Castro de "pedófilo" e explicava o porquê: "Não choro uma lágrima pela morte desse sujeito. Choro sim pela vida destruída do jovem (tinha 21 anos e provavelmente já andaria com o Castro desde a adolescência), que atraído pela vida faustosa e pelas luzes do viciado e medíocre jeteset português se dispôs a ter relações sexuais com essa múmia disforme e viciada. Provavelmente a morte do Castro vai salvar a vida de outros jovens, como o Renato, de caírem nas mãos desse monstro moral".
No Twitter, o autor de textos de humor João Quadros gracejou com a situação: "Já encontraram um dos testículos de Carlos Castro só falta o outro, o abafador". Mais surpreendente é o grupo de fãs de Renato Seabra, suspeito de assassinar o jornalista, criado hoje no Facebook, onde conta com quase 300 fãs. Aí pode ler-se comentários como: "Ao que parece eles tinham acabado, o Renato deu-lhe o corte!". Outro utilizador vai mais longe nos comentários homofóbicos: "Todos os casais rabetas deviam seguir o exemplo", pode ler-se.
Bullying homofóbico continua em força nas escolas portuguesas
Donna Summer faleceu vítima de cancro (com vídeos)
Quais as personalidades mais homofóbicas de Portugal? Eles respondem
Parlamento Europeu: Rui Tavares e Ana Gomes dão a cara contra a homofobia (com vídeo)
Mais um bar gay no Príncipe Real
Aurora Dourada ataca homossexuais: “Vocês são os próximos”
Um workshop para aprender a engatar
Cláudio Ramos e Pedro Crispim vão oficializar relação
Luís Borges entre os melhores do mundo
Carla Antonelli vem a Portugal combater a homofobia e transfobia
Senado da Argentina aprova Lei de Identidade de Género
Mitt Romney: “O casamento só pode ser a união entre um homem e uma mulher"
Barack Obama: "Os casais de pessoas do mesmo sexo deveriam poder casar-se" (com vídeo)
Sempre conheci o Carlos Castro como sendo uma pessoa simpática. E é essa a memória que vou guardar dele.