Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

Tomografias mostram diferença em cérebros de pessoas transexuais

Uma equipa de cientistas da Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), em Madrid descobriu que existem diferenças nos cérebros de pessoas transexuais. Com esta descoberta, os investigadores esperam ajudar na identificação de pessoas transexuais desde cedo para que haja mais opções de acompanhamento, nomeadamente no atraso dos primeiros sinais da puberdade. Para este estudo foram utilizados tomografias dos cérebros de 18 homens que ainda não começaram o tratamento hormonal comparados com os de 24 homens e 19 mulheres.

Os resultados mostraram que a matéria branca de homens transexuais – que nasceram biologicamente do sexo feminino mas vivem como homem - se encontrava no mesmo sítio que os cérebros masculinos. Esta é a primeira vez que se apresentam provas de o cérebro de homens transexuais é masculinizado.

Noutro estudo, comparou-se os cérebros de 18 mulheres - consideradas biologicamente homens à nascença - com os de 19 homens e 19 mulheres. Os resultados revelaram que a matéria branca das mulheres transexuais se encontra no meio entre o típico cérebro masculino e feminino. Antonio Guillamon, que encabeça esta equipa de investigação, considerou que "os cérebros destas pessoas não estão completamente masculinizados ou efeminados, mas mesmo assim sentem-se mulheres".

 O estudo foi publicado na edição de Fevereiro do Journal of Psychiatric Research.

5 comentários

Comentar