Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Príncipe William e Kate Middleton instados a apoiar o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Peter Tatchell, conhecido activista britânico defensor dos direitos das pessoas LGBT, pediu ao Príncipe William e à futura esposa, Kate Middleton, que apoiassem o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O casal, que tem casamento marcado para a próxima sexta-feira 29 de Abril, “tem a opção de se casar”, declarou Peter Tatchell ao site Pinknews. Tatchell acrescentou: “Desejamos as maiores felicidades a ambos. Que seja um casamento feliz e que tenham uma maravilhosa vida em conjunto. O casal real tem muita sorte pois tem a opção de casar. Os casais de pessoas do mesmo sexo não têm a mesma sorte, pois são impedidos por lei de o fazer.” E continuou: “Haveria um tumulto se o governo proibisse os judeus de se casarem e lhes oferecesse uniões civis registadas como alternativa. Seria uma lei anti-semita, algo que seria de esperar na Alemanha nazi e não na Grã-Bretanha democrática. Pois bem, os judeus não são proibidos de se casar, mas as pessoas homossexuais são.”

Peter Tatchell está actualmente a lutar pela igualdade do casamento no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem argumentando que as uniões civis não são suficientes.

O governo de coligação britânico, incluindo o primeiro-ministro David Cameron, tem demonstrado estar a favor da completa igualdade no acesso ao casamento. Uma alteração na Lei da Igualdade daria aos casais do mesmo sexo o direito de celebrar uniões civis em locais religiosos e os ministros esperam ver esta promulgação até ao final do ano.

 

Lúcia Vieira