Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Já ouviram falar nas Slutwalks? (que é como quem diz Marchas das Ordinárias)

A Slutwalk ou Marcha das Ordinárias - uma tradução livre que ainda não reúne completo consenso entre alguns activistas em Portugal - é um movimento feminista de protesto que combate a ideia de que as mulheres violadas estavam “a pedi-las”.

Este movimento começou no Canadá em Janeiro, quando um agente da polícia, durante uma palestra, aconselhou as estudantes a não se vestirem como “ordinárias” para não se tornarem vítimas de estupro.  

“Sei que não devia dizer isto, mas as mulheres deviam evitar vestir-se como ordinárias se não querem ser violadas”, disse então o agente Michael Sanguinetti. Estes comentários provocaram uma onda de protestos que geraram manifestações um pouco por todo o mundo. Toronto, Paris, Los Angeles e Boston são apenas exemplos. Os organizadores destas manifestações sublinham que o seu objectivo é acabar com a cultura em que a vítima é a culpada, e não o criminoso.

Entretanto o agente já apresentou as suas desculpas e teve um processo disciplinar, mas continua no activo.

A página do Facebook dedicada à Slutwalk em Londres já tem mais de 6000 pessoas inscritas na manifestação que vai ter lugar este Sábado, 11 de Junho.

Lisboa também não ficará de fora do calendário da Slutwalk. A manifestação lisboeta será a 25 de Junho. A concentração para a marcha inicia-se às 17h30 no Largo Camões e terminará no Rossio.

Lúcia Vieira

Actualizada a 21 de Junho