Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

França rejeita casamento entre pessoas do mesmo sexo

A Assembleia Nacional de França rejeitou ontem a proposta de lei da oposição socialista que visava legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

A proposta foi debatida ao longo da semana passada e rejeitada esta terça-feira maioritariamente pela Direita por 293 votos, contra 222 votos dos partidos de Esquerda.

O deputado Michel Diefenbacher afirmou que não se pode "ir a favor do vento nem ceder aos efeitos da moda". Este deputado da UMP, partido de Nicolas Sarkosy de Direita, acrescentou: "Somos contra a homofobia, mas não queremos alterar no inconsciente colectivo a imagem e a função do casamento" que é "uma instituição" encarregada da "protecção do mais fraco, a começar pela mulher".

Pela ala esquerda, o socialista Patrick Bloche considerou que se trata "antes de tudo de derrubar a discriminação" e que esta proposta "aborda apenas a homoconjugalidade, e não a homoparentalidade".

Para além de Portugal, o casamento entre pessoas do mesmo sexo é permitido em mais seis países europeus: Países Baixos, Bélgica, Espanha, Noruega, Suécia e Islândia.

 

4 comentários

Comentar