Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

Até onde levarias a tua carrinha do arco-íris?

Nils é um jovem surfista alemão que decidiu atravessar a Europa numa carrinha que dá o colorido que falta aos cinzentos dias de trânsito. O dezanove encontrou-o em Lisboa. Nils esclarece que "a carrinha não tem a ver com o movimento LGBT". As cores são relativas ao grupo Peace Bus, inspirado no movimento italiano Pace, que surgiu aquando da guerra do Iraque e que consiste igualmente em dar visibilidade às bandeiras da paz. O Peace Bus adoptou a ideia e colocou-a sobre rodas, espalhando as cores da paz nos vários projectos que envolve os voluntários.

Em 2003 um dos projectos do grupo consistiu em ir da Alemanha ao Iraque, atravessando a Áustria, Itália, Grécia, Turquia, Síria e Jordânia para levar donativos e desenhos às crianças iraquianas. No site PeaceBus.org é possível acompanhar o diário de bordo dos três jovens que partiram à aventura.

A carrinha é também uma depositária ambulante de alguns grafittis. Um deles pertence a Mick Fanning, ícone do surf mundial. Mas nem todos convergem na empatia pela carrinha do arco-íris. Quando o dezanove falou com o proprietário, o veículo tinha sido grafitada na noite anterior. Nils recorda ainda um episódio passado uns meses antes nas ruas de Portimão: "Uns indivíduos atiraram garrafas contra a carrinha e insultaram-nos de paneleiros."

A carrinha foi usada pelos serviços postais alemães nos anos 80. Depois de Lisboa, Nils preparava-se para rumar ao Algarve ou a Granada (Espanha).