Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

Orgulho de Madrid arranca em directo na televisão (com vídeo)

Esta quarta-feira à noite ocorreu o "pregón", o discurso que marca o início das Festas do Orgulho LGBT em Madrid, também conhecidas por MADO. O discurso foi transmitido, pela primeira vez, em directo na televisão pelo canal nacional La Sexta. A apresentação esteve a cargo de El Gran Wyoming, do programa de humor El Intermedio, que lançou farpas contra a igreja e o Partido Popular espanhol que pretende ver revogada a lei que permite os casamentos entre homossexuais.

A leitura do "pregón" encheu a Praça de Chueca e marca o início de quatro dias de concertos, exposições, documentários e espectáculos que culminarão no próximo Sábado com a marcha que reivindica nas ruas de Madrid os mesmos direitos para a comunidade LGBT.

A visita do Papa Bento XVI a Madrid no mês de Agosto também não foi esquecida no discurso de Toni Poveda, presidente da Federação Estatal de Lésbicas, Gays, Transexuais e Bissexuais (FELGTB). O activista afirmou: "Não queremos a visita do Papa", já que "condenar o uso de preservativo é abençoar a sida". O colectivo quer centrar a festa na prevenção do VIH, quando se assinalam 30 anos do primeiro diagnóstico no país vizinho. "Saúde e igualdade, por direito" é o lema do Orgulho deste ano, que pretende "promover a visibilidade da doença, para que este deixe de ser um estigma", rematou o mesmo responsável.

As festas do orgulho de Madrid estão envolvidas em polémica depois da Câmara de Madrid ter proibido os concertos no coração do bairro de Chueca, considerado o bairro gay da capital espanhola. O programa de humor El Intermedio, de El Gran Wyoming, por várias vezes falou sobre questões LGBT, tendo até já citado o dezanove.