Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

Praias LGBT em Portugal: Praia do Homem Nu

Ilha de Tavira

Nos últimos anos Tavira, uma das principais cidades turísticas do litoral algarvio, assumiu uma posição de relevo no panorama LGBT regional e até nacional: o concelho conta com três espaços nocturnos «friendly», e a poucos quilómetros da cidade situam-se duas praias muito populares entre a população homossexual e bissexual. Sobre a famigerada praia de Cacela Velha escrevi no último artigo dedicado a esta temática; agora é a vez da praia do Homem Nu. 

 

Ilha de Tavira, o paraíso do naturismo

Com pouco mais de dez quilómetros de extensão, a ilha de Tavira constitui um extenso cordão dunar, que separa os sapais, salinas e canais da idílica Ria Formosa do Golfo de Cádis. A ilha conta com três praias concessionadas, a saber, Ilha de Tavira (tem parque de campismo e animação nocturna), Terra Estreita e Barril. Há mais de vinte anos que a prática naturista é comum em boa parte da ilha, nas áreas mais afastadas das zonas concessionadas; inicialmente restrita aos turistas estrangeiros, com o decorrer do tempo os portugueses também começaram a aderir. Actualmente, a ilha de Tavira conta com duas praias de naturismo tolerado -a praia do Homem Nu e a praia das Quatro Águas- e com uma praia onde a prática naturista se encontra legalizada desde 1996: a praia naturista do Barril.


Praia do Homem Nu

Situada na extremidade ocidental da ilha, a praia do Homem Nu estende-se ao longo de quatro quilómetros e  é popular entre a população homossexual e bissexual há várias décadas. Já em meados dos anos oitenta o areal tinha elevada procura por parte de homens homossexuais, quer naturais do sotavento algarvio, quer turistas estrangeiros, mormente ingleses, alemães ou holandeses. Nos anos noventa a frequência regular consolidou-se, e a praia começou a surgir em guias LGBT nacionais e internacionais. Contudo, ao longo da última década, perdeu gradualmente popularidade, e parte da sua «clientela» habitual começou a preferir a praia de Cacela Velha, ou mesmo a praia naturista de Nueva Umbria, em Lepe, já do outro lado da fronteira. Um dos factores determinantes para esta mudança  de hábitos foi o difícil acesso: para o caro leitor atingir a praia do Homem Nu deve percorrer a pé perto de três quilómetros (no entanto, durante o período estival existe um pequeno comboio que atravessa o canal da ria, reduzindo assim a extensão da caminhada para metade).  Mas atentai à vertente positiva do isolamento: enquanto várias praias do Algarve, em pleno mês de Agosto, estão a rebentar pelas costuras, a praia do Homem Nu (tal como a praia de Cacela Velha)   permanece quase deserta. E ao longo do seu extenso areal, para além dos frequentadores LGBT, encontram-se apenas alguns casais de turistas estrangeiros amantes do naturismo.

 


Acesso

Estacionar no aldeamento turístico Pedras d'el Rei; depois, atravessar a ponte sobre a ria, e caminhar até à praia do Barril. Uma vez na concessão, continuar a marcha para poente, ao longo da praia. A área com frequência LGBT tem início na extremidade ocidental da praia naturista (na qual a prática se encontra legalizada), a cerca de 1500 metros da praia do Barril. Durante o período balnear, como foi anteriormente salientado, um comboio faz regularmente a travessia da ria ao longo de todo o dia. Quem não tiver carro e quiser conhecer a praia do Homem Nu só terá duas opções: alugar uma bicicleta em Tavira ou optar pelo táxi. 

 

Condições naturais

A ocidente da foz do rio Gilão, as praias das ilhas da Ria Formosa possuem características naturais ligeiramente distintas das praias do litoral que se estende até à foz do Guadiana (Cacela Velha, Praia Verde, Monte Gordo). A água do mar é ligeiramente mais fresca (diferença ínfima, um a três graus centígrados no que concerne à temperatura média durante o Verão), o declive é menos suave e a brisa de sudoeste mais acentuada.

 

Adónis

3 comentários

Comentar