Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

Êxito do Pride de Barcelona, lança a candidatura ao Europride

Decorreu no passado domingo, 26 de Junho o Pride de Barcelona. A marcha que comemora o Orgulho LGBT contou, segundo a organização, com cerca de 150 000 pessoas (o dobro de 2010). No dia antes, e como tem sido habitual nos anos anteriores, decorreu a tradicional Front d’Alliberament Gai de Catalunya, uma marcha com um carácter mais reivindicativo que o Pride. Segundo dados da organização nesta marcha terão participado cerca de 5000 pessoas, ao que a Policia Municipal contrapõe com 1000 pessoas.

A marcha terminou  com um manifesto, lido pela cantora Alaska (do duo Fangoria), em que se recordava os 30 anos de luta contra o VIH/sida.
O sucesso da organização do Pride de Barcelona leva a fortalecer a candidatura de Barcelona ao Europride, que este ano se realizou em Roma e contou com a presença de Lady Gaga. Vários meios avançam que a capital da Catalunha pretende candidatar-se à organização do maior evento LGBT a nível europeu em 2014 ou 2015. O Europride é a maior manifestação do Orgulho LGBT do velho continente e entre 1 e 12 de Julho de 2012 terá lugar na capital inglesa.

 

Stephan Palma