Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Cinco dias de desporto, cultura e cor em Roterdão (vídeo)

Começam esta quarta-feira os EuroGames. Durante 5 dias Roterdão, na Holanda, será o ponto de encontro da 13ª edição do evento que estima reunir 4000 atletas oriundos de 40 países e que participarão em mais de 20 modalidades desportivas.

“Show your COLOUR!” é o slogan desta edição, em que COLOUR (Celebrating;  Outgoing; Loving; Outreaching; Understanding e Respect) significa celebrar a diversidade sexual ao mesmo tempo que se estimula a visibilidade das diferentes sexualidades, por toda a Europa, independentemente das características de todos os presentes, que se devem sentir amados, compreendidos e respeitados.

Nos EuroGames existe o Outreach Programme, um projecto  que consiste em apoiar financeiramente, mas não só, a presença de atletas que devido às circunstâncias sociais, ou falta de apoio de clubes desportivos no seu país de origem não teriam possibilidade de integrar o evento. A título de exemplo só nesta edição participarão 45 atletas russos. Konstantin Yablotskiy, embaixador da delegação russa nos EuroGames declarou: “Os EuroGames dão aos nossos atletas a coragem que os torna mais fortes no que respeita a direitos humanos e auto-aceitação. Estamos muito gratos à organização dos EuroGames por esta oportunidade única de nos sentirmos nós próprios.”

A própria organização dos EuroGames sustenta que o evento em si vai para além da defesa  dos direitos de gays e lésbicas no desporto: “Todos são bem-vindos independentemente do nível cultural, orientação sexual ou género. Todos podem participar e assistir.” De facto, e de forma original, mesmo atletas isolados podiam até ao início de Julho tentar integrar equipas numa determinada modalidade, bastando para tal estabelecer comunicação através dos canais oficiais do EuroGames. Até mesmo atletas não europeus podem participar, sendo que em caso de vitória numa modalidade receberão uma medalha, mas não o título de campeã(o) europeu. Não existe registo de equipas portuguesas no evento, apenas de atletas portugueses.

Em simultâneo com os EuroGames decorre em Roterdão o Colour Festival, um evento artístico com concertos, várias festas e um festival de cinema pink. Para assistir a alguns eventos, incluindo a festa de encerramento, basta efectuar uma reserva de lugares, não sendo necessário despender qualquer quantia.

Actualizada a 20/07/2011 às 19:00 com a frase: "Não existe registo de equipas portuguesas no evento, apenas de atletas portugueses."