Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Queer Lisboa 15 - Destaques Domingo, 18 de Setembro

Para este Domingo, 18, no Queer Lisboa 15, podemos continuar a assistir ao melhor cinema LGBT dos últimos dois anos. Se no Sábado não conseguiram ver "80 Egunean" (Espanha, 2010, 105'), de Jon Garaño e Jose Mari Goenaga, passa hoje às 17h, na sala 1. A peça de teatro "Silenciados" (Chile, 2009, 50'), encenação e dramaturgia de Gustavo Del Río Prieto, também passa hoje, novamente às 21h na sala 2. Para além destes destaques temos a oportunidade de ver o seguinte:

 

19h30 Sala 1


"Rosa Morena" (Brasil, Dinamarca, 2010, 95'), de Carlos Oliveira, ficção, versão original dinamarquesa, portuguesa e inglesa, legendada em inglês, Secção Competitiva para Melhor Longa-Metragem, repete na terça-feira, 20, às 17h na mesma sala.

 

Depois de ver negado o seu direito à adopção de uma criança pelas autoridades dinamarquesas, Thomas, um bem sucedido arquitecto de 42 anos, viaja para o Brasil uma última tentativa de realizar o sonho de ser pai.


 

22h Sala 1


"Plan Cul" (França, 2010, 12'), de Olivier Nicklaus, ficção, versão original francesa, legendada em inglês, Secção Competitiva para Melhor Curta-Metragem, sessão única.


Dentro de 15 minutos, Oliver espera uma visita "apenas para sexo". Mas será assim tão fácil?

 

"Auf der Suche" (Alemanha, França, 2011, 88'), de Jan Krüger, ficção, versão original alemã, legendada em inglês, Secção Competitiva para Melhor Longa-Metragem, sessão única.


Simon, um jovem médico alemão, a viver em Marselha, não dá notícias há algum tempo. Valerie, sua mãe, está desesperada para o encontrar e viaja para França. Ela pede a Jens, ex-namorado de Simon, para a ajudar a procurá-lo. Para Valerie e Jens, a viagem torna-se gradualmente num conflito pessoal.


 

 

19h sala 3


"MIWA, A Japanese Icon" (França, Japão, 2011, 65'), de Pascal-Alex Vincent, documentário, versão original japonesa, legendada em inglês, Secção Competitiva para Melhor Documentário, sessão única.


Para além do seu estilo pessoal, que inclui a purpurina, a peruca, os vestidos de noite e os sarcasmos, a carreira de MIWA Akihiro já conta com mais de 50 anos como um dos mais conhecidos artistas de entretenimento do Japão.

 


22h Sala 3


"gODDESSES (we believe were born perfect)" (Suíça, África do Sul, 2010, 75'), de Sylvie Cachin, documentário, versão original inglesa, afrikaans e xhosa, legendada em inglês, Secção Competitiva para Melhor Documentário, sessão única.


Na "nova" África do Sul, as mulheres estão a assumir o controlo sobre as próprias vidas, e assim se impõem gradualmente contra a violência sobre o seu género que está disseminada pelo país. Elas tentam recuperar a sociedade matriacal, pacifista e não-heteronormativa do período pré-colonial.



 

24h sala 3

Noites Hard - Programa de Curtas 2 (57'), programa em versão original inglesa ou legendado em inglês.


"The Wanker" (Israel, 2010, 6'), de Yair Hochner


"10 dias (sem bater)" (Portugal, 2011, 36'), de Luís Assis 


"Judas & Jesus" (Alemanha, 2009, 15'), de Olaf Encke, Claudia Romero

 

Em "The Wanker", um jovem está obcecado com filmes porno e masturbação.

 

"10 dias (sem bater)" apresenta-nos Daniel, um rapaz de 21 anos, que costuma fazer vídeos seus a masturbar-se para colocar num site da internet. Quando decide fazer um vídeo depois de estar 10 dias sem se masturbar, conhece Alex, por quem se apaixona.

 

"Judas & Jesus" é uma animação que narra a história de Jesus Cristo, do ponto de vista muito particular de Judas.

 

Luís Veríssimo