Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

LESBOA PARTY comemora cinco anos de sucesso "com uma vibe incrível" (vídeo)

É considerada uma referência no panorama português e um ícone da noite gay e lésbica da capital portuguesa. Falamos da LESBOA PARTY. Em semana de quinto aniversário, o dezanove foi falar com a mentora da festa que vai voltar a animar a capital no próximo dia 1 de Outubro. Vanessa Cotrim, natural de Pereira Barreto, interior de São Paulo, adoptou Portugal como a sua casa e é com ela que vamos ficar a perceber qual o segredo do sucesso da LESBOA PARTY.

 

 

 

dezanove: Cinco anos de uma das maiores festas LGBT em Portugal, com apoio de entidades camarárias e mais de uma dezena de parceiros, são motivo de orgulho e satisfação. Como surgiu esta ideia?

Vanessa Cotrim: É com imenso orgulho que vemos a LESBOA Party, cinco anos após o seu nascimento, no lugar que conquistou, tornando-se na maior, mais popular e conhecida festa LGBT portuguesa e uma das principais label parties de toda a Europa. A ideia de criar um novo conceito de festa surgiu do “deserto” de iniciativas, da inexistência de eventos periódicos de diversão e integração da população LGBT na cidade de Lisboa e da vontade de introduzir algo novo na cena LGBT lisboeta. Havia bares, discotecas, o Arraial Pride, realizado uma vez por ano, e… nada mais! Nunca, até à data, ninguém se tinha atrevido a fazer um evento LGBT com a dimensão e as características da LESBOA PARTY, a primeira festa a ser assumidamente divulgada através de cartazes de rua, em Lisboa e no Porto. Fizemo-lo, conscientes do risco. Arriscámos e ganhámos o desafio: aquela que seria uma festa-piloto, uma ideia, para muitos, “maluca”, baptizada de LESBOA PARTY, ultrapassou todas as expectativas. A 30 de Setembro de 2006, as filas quilométricas para entrar na Gare Marítima de Alcântara, onde decorreu a primeira edição, provaram que, afinal, havia público, e um público gay e lésbico ávido de coisas novas. A LESBOA PARTY revelou-se uma lufada de ar fresco no panorama LGBT nocturno nacional e o seu conceito diferenciador serviu para complementar a oferta existente. Pioneira, com um público fiel, 17 edições às costas e uma história repleta de sucessos, a LESBOA PARTY continua “viva” e a dar cartas, facto que, por si só, já é digno de nota.

 

Quais foram as principais adversidades que a LESBOA PARTY encontrou?

Tal como todos nós que, de alguma forma, já estivemos frente a frente com alguma adversidade, também a LESBOA PARTY já passou por adversidades! As primeiras deram-se logo no início, em 2006, ainda a LESBOA PARTY era uma festa-piloto, ao tentar estabelecer parceria com nomes/referências da noite LGBT (bares e discotecas). Muitos viram na LESBOA PARTY uma espécie de ameaça ou séria concorrente aos seus negócios, o que, na minha opinião, é absurdo, porque há público para todos e as parcerias, sendo saudáveis, tornam as marcas e empresas mais fortes. E, com isso, ganha quem merece: a população LGBT! Ao longo de cinco anos, ouvimos muitos “não”, sobretudo de potenciais patrocinadores, mas foram eles que nos fizeram amadurecer, persistir, enquanto os “sim” nos ajudaram a fortalecer a LESBOA PARTY.

 

A LESBOA PARTY já passou por vários espaços da capital. É este um dos segredos?

A LESBOA PARTY não tem segredos [risos]. Tem um conceito diferenciador e um público merecedor, com uma vibe incrível, que fizeram da LESBOA o que ela é, uma referência LGBT e uma garantia de noite bem passada! Além de habituar o seu público a espaços diferentes (tanto pode ser realizada num palácio como numa antiga fábrica industrial), a LESBOA PARTY sempre apostou forte na programação musical, de toada electrónica, com DJ’s nacionais e nomes da cena LGBT internacional. Quem vai à LESBOA sabe ao que vai, e melhor: sabe do que estou a falar!

 

As pessoas associam muitas vezes o conceito LESBOA a uma festa exclusivamente para mulheres lésbicas ou bissexuais, mas não é assim.

A LESBOA PARTY nasceu LGBT e será sempre um evento direcionado à população LGBT. O nome LESBOA contribui para a visibilidade lésbica, o que nos enche de orgulho, e sempre atraiu o público lésbico, que não só se revê no nome como nas características da própria festa. Quem for à LESBOA na esperança de ir a uma festa exclusivamente lésbica, vai ao engano! A LESBOA PARTY é um evento LGBT e heterofriendly, aberto a todos aqueles que gostam de diversão, bom ambiente e música electrónica de qualidade. Edição após edição, a “desmistificação” do nome LESBOA levou a que os gays a procurassem e frequentassem, aumentando assim a “quota” masculina de presença na festa. Mas, aqui para nós, a LESBOA será sempre uma “menina”, embora exista quem a trate por “o” LESBOA (risos).

 

A LESBOA é uma das parceiras internacionais de um dos maiores eventos LGBT na Europa, o Circuit Festival, em Barcelona. O que falta fazer para termos um evento com a mesma dimensão em Portugal? É só a dimensão do país que não ajuda ou ainda falta acrescentar algo à mentalidade portuguesa?

A LESBOA PARTY é, desde 2008, parceria privilegiada do Circuit Festival, promovido anualmente em Agosto, em Barcelona, pelo Matinée Group. Um festival gay e lésbico internacional, como o Circuit Festival, é viável em Portugal, como já o é em Espanha. A diferença é que em Espanha, como noutros países, existe uma clara e assumida aposta no turismo e segmento LGBT, cujo crescimento é impulsionado por eventos específicos que atraem turistas e movimentam a economia das cidades. Creio que, primeiro, há que colocar Lisboa na rota LGBT, já que é uma cidade com tudo para ser um dos destinos gay e lésbicos privilegiados da Europa. Eventos como o Circuit, vivem sobretudo do público internacional, não é da população LGBT local.

 

Dia 1 de Outubro, na LXFactory, celebra-se o 5º Aniversário da LESBOA PARTY. Haverá bolo de aniversário?

No Sábado, 1 de Outubro, das 23h às 06h, a LESBOA PARTY estará em festa, e da boa na Fábrica XL, da LXFactory, celebrando 5 anos de vida, junto do seu público, responsável máximo pela existência, pelo crescimento e sucesso deste projecto! Não posso, nem devo, revelar detalhes… Apenas o que já foi divulgado: que a “cereja” é o go-go dancer espanhol LA MENOR e a música estará a cargo dos 5 DJ’s convidados Myrthes, Sharon O Love, Rocky G, Nacho Chapado e Ivan Gomez.

 

 

Queres ganhar um dos cinco convites duplos que o dezanove tem para sortear? Vê aqui como ganhar.

 

1 comentário

Comentar