Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Dia Nacional do “Coming Out” assinala-se hoje (com vídeo)

Assinala-se hoje, 11 de Outubro, o Dia Nacional do “Coming Out” (NCOD), que significa assumir-se a si próprio ou também conhecido como “sair do armário”.

 

A comunidade LGBT celebra este dia que é entendido como uma oportunidade para criar a consciência sobre a importância de sair do armário, ao mesmo tempo que tenta promover um debate a respeito de assuntos gays, lésbicos, bissexuais e transgéneros. As pessoas que assinalam o dia costumam usar os símbolos do orgulho gay, como o triângulo rosa, a letra grega lambda e o arco-íris nas suas jóias ou peças de vestuário, de modo a mostrar a presença LGBT em todas as condições sociais, idades, grupos étnicos, contribuindo assim para que a sociedade seja mais aberta à diversidade no quotidiano. Desde 1990, a Human Rights Campaign (HRC), que é a maior organização dos direitos das pessoas LGBT dos Estados Unidos, promove a data oferecendo recursos aos homossexuais, casais, país e filhos, bem como aos simpatizantes para promover a consciencialização a visibilidade das famílias LGBT. 

Neste dia a HRC também recorda aqueles que faleceram devido ao ódio, como é o caso de Mattew Shepard, a história do jovem brutalmente assassinado em 1998, que chocou o mundo e inspirou o filme The Laramie Project e a peça de teatro Laramie, que chegou inclusive a ser encenada em Portugal.

Embora se continue a designar por Dia Nacional, porque no início era apenas celebrado nos Estados Unidos, este evento foi sendo alargado a outros países, como a Austrália,  Canadá, Croácia, Nova Zelândia, Suíça, Alemanha, Holanda, Brasil ou Reino Unido (onde se celebra a 12 de Outubro). O Dia Nacional do "Coming Out" foi criado em 1988 por Robert Eichberg, um psicólogo do estado do Novo México, e por Jean O'Leary, um político gay assumido, no dia da Segunda Marcha pelos Direitos de Gays e Lésbicas, que teve lugar em Washington, e onde estiveram presentes mais de meio milhão de pessoas a reivindicar a igualdade de direitos.

 

 

Várias pessoas usam as redes sociais como o Youtube para divulgarem vídeos com as suas histórias de coming out. Os autores da personagem de animação sarcástica Lizzy the Lezzy também decidiram criar um vídeo para assinalar este dia.

1 comentário

Comentar