Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Primeira deputada transexual na Polónia

Anna Grodzka, de 57 anos, fez história este Domingo ao conseguir um lugar no parlamento polaco representando o partido Movimento Palikot.

 

A deputada teve sucesso com o seu discurso anti-clero e laico, que caracteriza o Movimento Palikot. O partido foi, com surpresa, a terceira força política mais votada. Em primeiro lugar ficou o partido liberal do primeiro-ministro polaco Donald Tusk.

 

Anna Grodzka referiu estar muito feliz e que este é “o sonho de uma vida”.

A deputada nasceu perto de Varsóvia, com o nome de masculino Ryszard. No entanto aos 12 anos já queria ser chamada pelo nome feminino de Ania. Embora tenha casado e tenha tido um filho, há vinte anos decidiu mudar de sexo. Anna Grodzka estudou Psicologia e desde há uns meses decidiu enveredar pela vida política para dar voz às pessoas que se sentem excluídas e discriminadas pelo sistema político polaco. “A minha missão é fazer com que as pessoas se sintam familiarizadas com a transexualidade” declarou a um canal de televisão polaco, ao mesmo tempo que disse ter consciência dos desgostos que iria sofrer por se candidatar.

 

A prioridade Grodzka no parlamento é propor uma lei sobre a mudança de sexo na Polónia. No entanto, o seu grupo parlamentar não deverá reunir o consenso da maioria necessária de deputados deste país conservador e católico.

 

Créditos da Foto: Maciej Zienkiewicz / Agência Gazeta

 

Já segues o dezanove no Facebook?