Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Dinamarca deverá ter casamento entre pessoas do mesmo sexo em 2012

O Ministro da Igualdade, Assuntos Eclesiásticos e para a Cooperação Nórdica revelou que o governo dinamarquês planeia legislar para o casamento entre pessoas do mesmo sexo gay no próximo ano, permitindo que as cerimónias ocorram em instalações da igreja dinamarquesa. Manu Sareen revelou ao jornal Jyllands Posten que os casais homossexuais poderão casar em breve: “Os primeiros casamentos entre pessoas do mesmo sexo serão, em princípio, tornados realidade na Primavera de 2012”. “Estou ansioso pelo momento em que o primeiro casal homossexual saia da igreja. Eu estarei lá a atirar arroz”. Sareen acrescentou ainda: “Tenho vários amigos que são homossexuais e não se podem casar. Eles amam os seus parceiros da mesma forma que heterossexuais o fazem, mas não têm o direito de viver isso da mesma forma. Isso é realmente preocupante”.

No entanto, algumas figuras religiosas opõem-se a estes planos argumentando que poderá haver mais divisões na igreja. Henrik Højlund, presidente da Rede Evangélica Luterana, disse ao Jyllands Posten que o casamento gay seria “fatal para a igreja” e explicou: “A igreja dinamarquesa está a ser secularizada até ao altar numa tentativa desesperada e errada de atender pessoas modernas a meio do caminho”.

 

A Dinamarca tornou-se o primeiro país no mundo a permitir a união civil de pessoas do mesmo sexo quando foi introduzida a legislação em 1989, e, de acordo com as sondagens, 69% da população apoia o casamento gay.

 

A ver-se esta promessa cumprida, a Dinamarca juntar-se-á a Portugal, Holanda, Bélgica, Noruega, Espanha, Suécia e Islândia que actualmente, para além de reconhecerem a união civil de pessoas do mesmo sexo, permitem também que estas se possam casar.

 

César Monteiro

 

Já segues o dezanove no Facebook?