Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

"Tod@s somos precis@s", o projecto europeu anti-discriminação LGBT nas escolas (vídeo)

"Tod@s somos precis@s" é uma colaboração entre dez associações europeias de defesa dos direitos das pessoas LGBT para eliminar a discriminação, homofobia e transfobia nas escolas. 

O Instituto Dinamarquês dos Direitos Humanos, promotor da iniciativa nascida em 2010 e cuja versão internacional é “It takes all kinds”, tem como públicos-alvo ONG LGBT e outras organizações da sociedade civil, professores e jovens.

Em Portugal é a ILGA que está a levar a cabo a implementação desta iniciativa que, desde logo, chama a atenção para as questões de género a começar pelos dois endereços www.todassomosprecisas.org.pt e www.todossomosprecisos.org.pt do mesmo projecto.

 

“Assegurar  que assuntos como os Direitos Humanos, a igualdade de tratamento, a diversidade sexual e de género, a inclusão e a não-discriminação são abordados nas escolas e se tornam uma parte importante do vocabulário de alunas/os e professoras/es.” pode ler-se como um dos objectivos deste projecto que pretende ainda “encorajar alunas/os e professoras/es a aprender mais sobre discriminação e igualdade de tratamento, bem como a abordar assuntos como a homo-, a bi- e a transexualidade”. As actividades principais do projecto incluem ainda o desenho, o desenvolvimento e o lançamento de três websites adaptados aos contextos nacionais de cada país participante. Como fim último deseja-se a promoção de práticas inclusivas e não-discriminatórias nas escolas europeias e eliminar o bullying e o assédio.

 

Em breve serão disponibilizados online instrumentos de apoio destinados a professores e alunos dos dez países envolvidos: Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Irlanda, Letónia, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha e Suécia.

 

 

Já segues o dezanove no Facebook?