Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Representará 20 de Novembro um retrocesso de direitos LGBT em Espanha?

Faltam dez dias para as eleições que decidirão quem ficará à frente do leme governativo de Espanha.

Esta segunda-feira, no único debate televisivo entre os principais candidatos para substituir Zapatero, Mariano Rajoy, candidato a presidente do Governo Espanhol do Partido Popular espanhol, recusou clarificar o que fará com a lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

 

Rajoy, que leva grande vantagem nas sondagens face a Rubalcaba, o candidato do PSOE, limitou-se a dizer que vai esperar pela decisão sobre um recurso submetido pelos populares ao Tribunal Constitucional. Este recurso visa impugnar a lei que concede iguais direitos no acesso ao casamento civil e à adopção de crianças por parte de lésbicas, homo e bissexuais.

 

No debate Rubalcaba acusou o conservador PP de estar contra "todas as leis de direitos", desde que "há 30 anos se aprovou a lei do divórcio" e mencionou o aborto, o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a lei de morte digna ou a pílula do dia seguinte. O candidato do PSOE desafiou ainda Rajoy a dizer aqueles que se casaram ou se pensam casar se o PP irá retirar o recurso. Oficialmente o programa eleitoral do PP não faz qualquer referência ao tema.

 

Recorde-se que em 2004 do programa eleitoral do PP constava uma proposta de união de facto entre pessoas do mesmo sexo, o que para o candidato conservador tinha "a mesma validade jurídica" do que a lei do casamento.

 

Associações LGBT em Espanha temem retrocesso

Numa sondagem recente Mariano Rajoy ficava 16 pontos percentuais acima de Rubalcaba, o que permitiria ao PP governar com maioria absoluta. Nas últimas semanas, a provável vitória do PP está a levar a uma corrida às formalidades para casamentos entre pessoas do mesmo sexo em várias localidades espanholas. Há mesmo localidades que prometem casamentos com burocracia "express".

 

A FELGTB, Federação Estatal de Gays, Lésbicas, Transexuais e Bissexuais e que representa um conjunto de associações LGBT espanholas, apresentou as suas preocupações aos partidos políticos e fez um apelo para que estes defendam os direitos adquiridos por mais de 50 mil famílias em Espanha.

 

Contestando o recurso do PP, a FELGTB  lançou no início do mês uma campanha a que designou “Com a felicidade não se brinca, defende a Igualdade!” e que sensibiliza para que a 20 de Novembro os cidadãos votem nos partidos que claramente defendem a manutenção dos direitos adquiridos para as pessoas LGBT.

 

 

Já segues o dezanove no Facebook?