Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

Mostra de Cinema de Hong Kong leva filme lésbico a Lisboa (com vídeo)

A 3ª Mostra de Cinema de Hong Kong regressa a Lisboa para mais uma edição logo no início do ano. De 11 a 15 de Janeiro o Cinema Classic Alvalade será invadido por filmes produzidos nesta região administrativa especial da China. A organização desta Mostra está a cargo dos mesmos responsáveis pelo Indie Lisboa, a Zero em Comportamento, em parceria com a Hong Kong Economic and Trade Office de Bruxelas.

 

A selecção de filmes centra-se em alguns dos mais destacados produzidos nos últimos dois anos nesta região, apresentando comédias, um filme de acção e um drama. A abertura, a 11 de Janeiro, às 21h45, cabe a "All About Love" de 2011, de Ann Hui. A conceituada realizadora chinesa de ascendência japonesa e que vive em Hong Kong desde a infância tem o seu último filme, "A Simple Life" de 2011, candidato à nomeação para o Óscar para o Melhor Filme Estrangeiro.

 

"All About Love" é um olhar raro sobre a homossexualidade feminina e sobre os desafios que envolvem a constituição de uma família. A realizadora Ann Hui consegue equilibrar de forma hábil temas como a sexualidade, a maternidade e a discriminação, raramente abordados em filmes de Hong Kong, cidade conservadora e tradicional em termos de papéis de género e de valores familiares. Hui desafia subtilmente esses temas e lembra ao público que os aspectos mais importantes de qualquer relacionamento não são de género e de convenção, mas sim o amor e o compromisso. O trailer, que podem ver em baixo, é delicioso, dando um piscar de olhos não só ao filme de Wong Kar Wai, "Felizes Juntos" ("Happy Together" de 1997), como também a "Um Amor Inevitável" ("When Harry Met Sally..." de 1989) de Rob Reiner.

 

Luís Veríssimo