Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

O filho de Luís Borges e Eduardo Beauté

"Para quando os filhos?" É esta a pergunta que mais se ouve no dia de qualquer casamento. Depois do enamoramento, do namoro, do noivado e do casamento, ter filhos vem a seguir. A pergunta repete-se quando existe uma vida afectiva, familiar, profissional e financeira estável.

Luís Borges e Eduardo Beauté vão passar o primeiro Natal como casados e na companhia de Bernardo, o bebé que acolheram no seio da sua família. Casados em Maio deste ano, Luís Borges e Eduardo Beauté conheceram Bernardo um mês antes. O processo de custódia partilhada está agora na sua fase final. Sem que a presença da mãe biológica seja descurada, Luís Borges e Beauté ficarão responsáveis pela educação, crescimento e desenvolvimento de Bernardo até este ser adulto, como explicaram à revista Caras. Como Bernardo tem trissomia 21, necessita de outro tipo de cuidados.Em entrevista à Caras, o modelo e o cabeleireiro contam como tem sido esta nova etapa. Visivelmente feliz, o casal esclarece os mal-entendidos em relação à guarda de Bernardo. A custódia partilhada foi a solução encontrada, visto que em Portugal ainda não é possível casais do mesmo sexo adoptarem crianças. Eduardo Beauté afirma que, com a adopção, "haveria um desvincular total da mãe e da restante família, o que não acontece, nem é o que pretendemos. É importante o Bernardo crescer com a presença da mãe e das duas irmãs".

O bebé foi apresentado em Abril a Eduardo Beauté pela tia-avó de Bernardo, que apareceu no salão do cabeleireiro a propor-lhe que o casal criasse o menino como filho. Mas o passo para ficarem com o Bernardo não foi dado nessa altura. Esta tia-avó que tinha ficado responsável pela criança, na opinião de Eduardo "quis libertar-se dessa responsabilidade, dando a entender à família que o ia entregar a duas pessoas idóneas e responsáveis".

Só no fim de Julho decidiram que iriam ficar a cuidar do Bernardo. Em Agosto foram publicadas fotos na revista Nova Gente dos três em férias no Algarve. A família materna do menino, que ainda não sabia que Bernardo estava com o casal, ficou a saber da pior maneira. Após o regresso a Lisboa, quando já se tinham afeiçoado ao Bernardo, a tia-avó foi buscar o menino. Segundo Luís e Eduardo, "foram dias horríveis". Mais tarde por iniciativa da própria mãe, que os decidiu procurar, conversaram e chegaram à conclusão que o melhor seria o filho ficar com esta nova família. Foi aí que procuraram um advogado para oficializar a custódia e regularizar a situação.

Luís Veríssimo

Foto: Caras.pt

 

5 comentários

Comentar