Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

2011: As notícias em primeira mão do dezanove

Entre as centenas de notícias publicadas pelo dezanove ao longo dos últimos 12 meses, encontram-se várias notícias divulgadas em primeira mão e que depois tiveram repercussão nos restantes meios de comunicação social. Relembra alguns desses exemplos que marcam 2011:

 

1. O dezanove revela que o primeiro político a casar-se é Jorge Nuno de Sá, do PSD. Foi notícia na imprensa nacional.

 

2. A marca Head & Sholders criou uma campanha digital com contornos homofóbicos. O dezanove avançou com a história, que depois foi repercutida nas redes sociais e na revista Marketeer. A Procter & Gamble optou por "lamentar o sucedido" e mudou a campanha em Espanha.

 

3. A primeira festa LGBT de Luanda. Angola está, a pouco e pouco, a sair do armário. O dezanove revelou os pormenores sobre a primeira festa assumidamente LGBT que decorreu na capital angolana.

 

4. Limites aos comentários homofóbicos. O pretexto foi o caso Carlos Castro, que multiplicou os comentários homofóbicos nos sites dos jornais. A Entidade Reguladora para a Comunicação Social analisou o caso e exigiu que os jornais mudassem a política de publicação de comentários online.

 

5. Vários ataques homofóbicos foram notícia no dezanove, sem que a restante imprensa lhes desse atenção. Em Agosto falamos de uma agressão no Príncipe Real (Lisboa) e em Outubro de outra em Carcavelos. Depois, dois rapazes homossexuais são proibidos de estar de mão dada durante uma peça de teatro em Lisboa.

 

6. ILGA vai para o Porto. A abertura de uma delegação da associação na Invicta foi avançada pelo dezanove.

 

7. Em 2011, Eliad Cohen transformou-se num ícone gay conhecido em Portugal. A primeira entrevista foi publicada aqui.

 

8. As quadras com teor homofóbico publicadas na revista Sociedade Protectora dos Animais encerram o ano de notícias que marcaram a comunidade LGBT, e não só.

 

1 comentário

Comentar