Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

A premiada série "Downton Abbey" chega à SIC (com vídeos)

A SIC estreia no próximo sábado, dia 25, pelas 23h20 a série britânica "Downton Abbey". Amplamente elogiada pela crítica e pelo público é uma série histórica criada por Julian Fellowes (vencedor do Óscar para Melhor Argumento Original por "Gosford Park", 2001, de Robert Altman) para o canal privado ITV.

A série passa-se na fictícia Downton Abbey, a casa de campo do Conde e Condessa de Grantham, e segue a vida da família Crawley e dos seus empregados durante o reinado de George V. A primeira temporada da série começa com a notícia do naufrágio do Titanic em 1912 e vai até à notícia da entrada do Reino Unido na I Guerra Mundial em 1914.

 

"Downton Abbey" retrata o fim de uma era - a conquista do direito de voto para as mulheres, o nascimento do socialismo, e a imperturbável marcha da tecnologia – que poderá ameaçar o sistema de classes e maneiras que protegeu e calcificou, durante anos, os habitantes de Downton. Retratando de forma sagaz e brilhante dois mundos tão distintos à época, o downstars e o upstars, que no fim de contas são apenas duas visões do mesmo acontecimento. A série faz uma crítica (mais ou menos) feroz à sociedade da altura, que talvez não seja assim tão diferente da que vivemos actualmente, apenas as guerras são outras e usam-se diferentes armas.

 

Um dos personagens a ter em conta é o ambicioso Thomas Barrow (Rob James-Collier), o primeiro lacaio, que é capaz de (quase) tudo para atingir os seus propósitos, sabendo muito bem como usar o que lhe calhou em sorte. Na imagem pode ver-se Thomas e o Duque de Crowborough (Charlie Cox) num beijo ardente e fogoso que acontece logo no primeiro episódio da primeira temporada.

 

"Downton Abbey" tem conquistado prémios atrás de prémios, tendo arrecadado já seis Emmys em 2011, incluindo o de Melhor Mini-Série/Telefilme e o Globo de Ouro na mesma categoria já este ano. São motivos de sobra para se ver esta brilhante produção.

 

Luís Veríssimo