Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Filmes LGBT em Lisboa para jovens em tempo de “coming out”

 

Decorre em Lisboa entre 16 e 18 de Março o nono ciclo de cinema LGBT promovido pela associação juvenil rede ex aequo.

A rede ex aequo pretende sensibilizar os jovens portugueses para as questões relacionadas com a temática da homossexualidade, bissexualidade e transgenerismo durante o período do “coming out”, isto é, na hora de se assumirem perante si próprios ou perante outros, período que a associação considera poder ser “por vezes difícil na vida da maioria dos jovens LGBT”.

 

Há seis filmes em cartaz (programa abaixo) que abordarão temas que vão da adopção ao trangenderismo passando pela religião ou estereótipos. A associação dinamiza ainda uma festa convívio na primeira noite, no Centro LGBT, em Lisboa.

 

 

 

Programa

 

Sexta-feira, 16 de Março de 2012, 19h15


Patrik, Age 1.5 (2008)

Sinopse: O Goran e o Sven foram aprovados para adoção e têm a possibilidade de adoptar um órfão sueco, o Patrik de um ano e meio . Mas quando Patrik chega, descobre-se que ele é diferente do rapazinho que estavam à espera. Alguém se enganou na vírgula e aparece um rapaz homofóbico de 15 anos, com cadastro.

 


 

Sexta-feira, 16 de Março de 2012, 21h30


Mein Freund Aus Faro (2008)  


Sinopse
: Melanie, uma rapariga cansada do seu trabalho e vida monótona, sonha conhecer Portugal. As coisas mudam quando acidentalmente atropela Jenny e esta a confunde com um rapaz. O mal-entendido no entanto, não é desmentido pela própria Mel que se apresenta logo como Miguel, um suposto português nascido em Faro.

 


 

Sábado, 17 de Março de 2012, 18h00


Producing Adults (2004)


Sinopse
: Namorados desde há muito tempo, a Venla e o Antero, chegam a um impasse: Venla quer iniciar uma família mas o seu namorado, preocupado que a vida de pai lhe prejudique a carreira de patinador de velocidade, não quer ter filhos. Determinada a ter uma criança, Venla procura a ajuda de uma doutora de fertilidade, uma decisão que dá azo a novas possibilidades à futura mãe quando esta se apaixona pela doutora.

 

 

Sábado, 17 de Março de 2012, 21h15


Sasha (2010) 


Sinopse: Os Petrovics moram na Alemanha, mas o  seu estilo de vida e comportamento social permanecem praticamente os mesmos de há 20 anos quando chegaram do Montenegro, ex-Jugoslávia. Por isso, Sasha ainda não saiu do armário. Certamente não para o seu pai ultramachista nem para a sua mãe, que colocou um grande peso nos ombros dele, ao tentar realizar através do filho os seus sonhos frustrados como pianista. Sasha nutre uma paixão secreta pelo seu professor de piano, Gerbhard. A notícia deque Gerbhard está de partida para Viena precipita a saída do armário de Sasha, coisa para a qual ninguém está preparado.


 

Domingo, 18 de Março de 2012, 16h30


8: The Mormon Proposition 


Sinopse
: Em 2009, são negados a milhares de cidadãos LGBT mais de 200 direitos civis de que os seus pares heterossexuais e casados desfrutam através do casamento civil. Alguns estados dos EUA demonstraram progresso. Mas por entre o progresso, a Igreja Mormon, com o seu grupo de fachada Organização Nacional Pelo Casamento, coordenou, financiou e liderou o esforço para impedir a progressão da  igualdade no casamento desde há 3 décadas. Como uma organização cujo valor ultrapassa as centenas de milhares de milhões de dólares, a  Igreja Mórmon tem conseguido combater esta guerra em segredo.

 


 

 

Domingo, 18 de Março de 2012, 18h30


Romeos (2011) 


Sinopse
: Lukas tem 20 anos e encontra-se a meio da sua puberdade masculina – bioquimicamente induzida, uma vez que ele nasceu menina. Cheio de apetite pela vida, ele depara-se com um grande problema: recrutado pelo serviço comunitário obrigatório, ele é o único homem a residir no alojamento das enfermeiras. O que seria um sonho para qualquer outro rapaz torna-se num grande stress para Lukas: ser transexual significa estar sempre preso no ambiente social errado. Felizmente, Ine, a sua melhor amiga, introduz Lukas no ambiente homossexual de Colónia. Ali Lukas tem seu primeiro relacionamento amoroso de verdade – com o atrevido, valente e muito atraente Fabio.

 

 

 

Local: Delegação Regional do IPJ no Parque das Nações em Lisboa

Filmes com entrada livre

Filmes com legendas em português e seguidos de debate

 

Já segues o dezanove no Facebook?

 

Notícia actualizada a 12 de Março com o filme "Romeos"