Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Dinamarca avança com casamento a 15 de Junho

Helle Thorning-Schmidt, a primeira-ministra dinamarquesa, anunciou esta terça-feira que a lei que permitirá o casamento entre pessoas do mesmo sexo na Dinamarca entrará em vigor daqui a três meses.

 

A primeira-ministra, eleita em Outubro último, afirmou ao jornal Copenhagen Post: “Analisamos duas leis que permitirão a gays e lésbicas terem a oportunidade de casar numa igreja ou nos paços do concelho. Eu e o governo acreditamos que este é um passo natural numa sociedade moderna como a dinamarquesa.”

Em Outubro ouviram-se ecos vindos do sector eclesiástico dinamarquês que discordava desta alteração da lei, sobretudo porque a mesma prevê que o casamento possa ocorrer em igrejas. A lei que entrará em vigor não irá, no entanto, compelir os padres a casar homossexuais.

A Dinamarca tornou-se o primeiro país no mundo a permitir a união civil de pessoas do mesmo sexo quando foi introduzida a legislação em 1989. De acordo com as sondagens, 69% da população deste país apoia o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

No continente europeu, a Dinamarca juntar-se-á a Portugal, Holanda, Bélgica, Noruega, Espanha, Suécia e à Islândia que actualmente, para além de reconhecerem a união civil de pessoas do mesmo sexo, permitem também que estas se possam aceder legalmente ao casamento.

 

Já segues o dezanove no Facebook?

1 comentário

Comentar