Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

“Homossexuais contestatários” de José António Saraiva origina uma queixa na ERC

A crónica "Homossexuais contestatários", de José António Saraiva, originou uma queixa na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), avançou a instituição ao dezanove. O texto de opinião do director do Sol gerou alguma polémica por atribuir a homossexualidade à "revolta" e à "propaganda". A ERC irá agora analisar o caso.

 

Esta não é a primeira vez que a ERC analisa uma crónica do director do Sol. O texto "Dois Maridos", sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo, originou na altura 46 queixas na ERC. O jornalista defendia que, para si, o casamento era entre homem e mulher. "Claro que dois homens podem viver juntos – sejam irmãos, amigos, companheiros ou sócios em qualquer coisa. Como duas mulheres podem viver juntas, por variadíssimas razões. E é justo que as pessoas que vivem juntas tenham certos direitos em comum. Mas, para isso, não é necessário pôr em causa as nossas referências nem baralhar os nossos pobres espíritos", escreveu então.

 

Na altura, questionado pela ERC, o director do Sol afirmou estar "estupefacto" pelo inquérito de que estava a ser alvo já que "obviamente, toda a gente pode dizer o que quiser num artigo de opinião". A entidade optou por "não dar seguimento" às queixas já que a "dita crónica se insere no âmbito do discurso opinativo e se enquadra, consequentemente, no exercício regular – e legítimo – da liberdade de expressão", pode ler-se na deliberação então tornada pública.

 

7 comentários

Comentar