Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Margarida Martins e os 20 anos da Abraço: “É melhor saber”

As efeméride assinalou-se durante o dia em Lisboa e no Porto.

A associação Abraço assinalou 20 anos de actividade em Portugal, 11 anos depois do vírus ter sido identificado. Segundos números de 2010 foram registados em Portugal mais de 37 500 casos de VIH. O dezanove.pt entrevistou Margarida Martins, a presidente da Abraço, num Largo Camões (Lisboa) cheio e sensibilizado para esta causa.

 

dezanove: Em jeito de balanço destes 20 anos de luta nacional contra a sida que mensagem quer transmitir aos portugueses?

Margarida Martins: As pessoas têm de ter cada vez mais atenção à prevenção e a não terem comportamentos de risco. Portugal é um dos países com uma grande taxa de incidência em relação ao número e à população. E nós estamos assustados.

Achamos que as pessoas deveriam saber o seu estado serológico, deviam fazer análises, para perceberem, para poderem viver tranquilamente, até porque se as pessoas forem acompanhadas a tempo, quem está seropositivo tem, muitos, muitos, muitos anos de vida. Por isso mesmo nossa postura é a seguinte: é melhor saber. Para, no fundo, se poderem tratar e poderem ter assistência médica. Porque chega muita gente aos hospitais sem nunca ter ido ou que não fez nenhuma análise há 10, 15 anos. E quando chega, chega bastante mal. E, por isso, esse é o nosso alerta neste momento: é melhor saber.

 

Já segues o dezanove no Facebook?

 

2 comentários

Comentar