Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

A antevisão do próximo QueerLisboa (com vídeos)

O Queer Lisboa 16 foi apresentado esta terça-feira na Pensão Amor, no Cais do Sodré. A 16.ª edição do Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa irá decorrer de 21 a 29 de Setembro no Cinema S. Jorge. O dezanove.pt esteve lá e faz já a antevisão.

A apresentação esteve a cargo de João Ferreira, director artístico do Queer Lisboa, e dos programadores Nuno Galopim, Ana David e da nova aquisição na equipa: João Romãozinho.

 

 

Como será o Queer Art

Não tendo ainda sido revelada a programação completa do Festival, o filme de abertura ou o de encerramento, os grandes destaques da conferência de imprensa foram para a programação da secção Queer Art. Nesta secção – que não só dá a conhecer filmes sobre artistas, também mostra cinema mais experimental – há vários pontos a destacar. Podemos assistir ao documentário “Marina Abramović: The Artist is Presente” (2012) de Matthew Akers, que retrata a retrospectiva do trabalho da performer Marina Abramović feito no MoMA em 2010. A artista usa seu corpo como veículo para a arte, levando-o ao limite. "In Their Room: Berlin" (2011) de Travis Mathews, documenta de forma voyeurista o que passa nas cabeças e nos quartos de gays cosmopolitas, explorando as tensões, as intimidades e a solidão. Já "Venus in the Garden" (2011) de Telémachos Alexiou, Nikos Alain e Monica, dois prostitutos e uma proxeneta, envolvem-se numa estranha relação após se conhecerem numa rua escura de nome Poutana.  "Le Ciel en Bataille" (2011) de Rachid B., é filme autobiográfico em que o realizador relembra as suas memórias mais marcantes dando a conhecer a relação que teve com o pai no leito de morte deste. Em "König des Comics" (2012) de Rosa von Praunheim, Ralf König é um dos mais conceituados cartoonistas alemães que tem o dom extraordinário da observação tendo ficado famoso com o seu livro "The Most Desired Man", que foi adaptado ao cinema em 1994, ao brincar de forma irónica com os clichés queer, alcançando igualmente notoriedade entre heterossexuais; e por fim "Joshua Tree, 1951: A Portrait of James Dean" (2012) de Matthew Mishory, é um íntimo retrato deste ícone americano antes de conhecer a celebridade e a fama, o filme passa-se sobretudo no início da década de 1950 onde observa as experiências de Dean enquanto actor emergente em Los Angeles dando-nos a conhecer um lado pouco visto e explorado do actor, através de uma sólida e honesta abordagem à sua complexa sexualidade e às suas primeiras relações.

 

Um projecto para Guimarães 2012

Será exibido também, numa sessão especial do Queer Art, Screening and Party, a ter lugar no Teatro do Bairro, "O Rei dos Gnomos" (2012) com realização e argumento de João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira, filme feito para a Capital Europeia da Cultura, Guimarães 2012, é composto por 24 vídeos. O projecto tem como ponto de partida a história de um personagem verídico, Francisco Leitão, que se auto-intitulava "Rei dos Gnomos", ou "Rei Ghob", que alegando ter poderes mágicos terá aliciado jovens para uma espécie de seita, com o intuito de obter favores sexuais, Leitão viria a ser acusado pela morte de três adolescentes desaparecidos.

 

Dois workshops e sete curtas portuguesas

Este ano o Festival apresenta dois workshops, um de "Análise e Crítica de Cinema", administrado pelo crítico de cinema freelancer e colaborador Variety, Boyd van Hoeij, e o outro de "Vídeo+Dança", dirigido pelo bailarino Dário Pacheco e pelo videasta José Gonçalves, que irá decorrer ao longo do Festival e cujo processo criativo culminará numa apresentação pública no dia 28 de Setembro.
Mas as grandes novidades deste ano são o alargamento do Prémio do Público à Competição de Longas-Metragens Ficção e Documentário, para além do Prémio do Público que já existia na Competição de Curtas-Metragens, esta secção passa também a ter um Júri Internacional que irá escolher a Melhor Curta-Mertagem Portuguesa. Os filmes portugueses que integram esta competição foram também anunciados: "2P2R" de Filipe Afonso; "Down Here" de Diogo Costa Amarante, "Material Love" de José Gonçalves, "Fratelli" de Gabriel Abrantes e Alexandre Melo, "Um Funeral Simples" de Patrícia Bateira, "Pix" de António da Silva e "Banker" também de António da Silva.
Outra novidade, que com certeza irá deixar muita gente agradada, é o regresso da legendagem em português de todos os filmes que irão passar na sala principal do Cinema S. Jorge.

No início de Setembro saberemos mais detalhes da programação, o filme de abertura e o de encerramento. Até lá deliciem-se com estes trailers:

 

Marina Abramović: The Artist is Presente” (2012) de Matthew Akers:

 

 

 

"Joshua Tree, 1951: A Portrait of James Dean" (2012) de Matthew Mishory:

 

 

"König des Comics" (2012) de Rosa von Praunheim:

 


Luís Veríssimo

 

Já segues o dezanove no Facebook?