Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

Argentina: casal gay regista filho com o nome de ambos os pais (com vídeo)

Tobias tem um mês e foi registado há uma semana, na Argentina, como filho de Alejandro Grinblat, 35 anos, e Carlos Dermgerd, 41 anos. O casal tem, agora, reconhecidos os direitos paternais sobre a criança.

 A criança nasceu na Índia recorrendo a maternidade de substituição, comumente designada “barriga de aluguer”, e o casal acompanhou a gravidez à distância. Quando quiseram acompanhar o nascimento do bebé o casal teve o apoio do governo de Buenos Aires que os ajudou a tratar de toda a documentação necessária na Índia.

A legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo na Argentina (2010) foi um facto inédito na América Latina. Agora, o governo de Buenos Aires estuda a possibilidade de permitir o casamento entre turistas estrangeiros do mesmo sexo que visitem o país. "A nossa única luta era para formar a nossa família. É outro passo no reconhecimento dos direitos igualitários. Este é um caminho que começou há anos e um marco foi o casamento", disse Grinblat ao sair do registo, enquanto exibia, ao lado do marido, o documento que atribuía o registo do filho a ambos.

O caso é considerado inédito a nível mundial porque a certidão de nascimento é expedida directamente pelo registo civil como filho de dois homens. No entanto, já em Março um casal homossexual brasileiro conseguiu registar uma criança em nome de ambos os pais.

 

 Créditos vídeo: BBC Brasil

 

Já segues o dezanove no Facebook?