Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Tudo Vai Melhorar: já existe uma versão portuguesa de "It Gets Better"

A associação portuense CASA - Centro Avançado de Sexualidades e Afectos será a afiliada portuguesa da iniciativa norte-americana cujo objectivo é apoiar jovens LGBT alvo de bullying através de testemunhos em vídeo.

A revelação foi efectuada esta segunda-feira em comunicado emitido pela CASA, no Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

O projecto “It Get’s Better” foi criado, nos EUA, em 2010 pelo jornalista Dan Savage e pelo seu companheiro Terry após uma sucessão de vários episódios de bullying. A 21 de Setembro de 2010 Dan e Terry publicaram a primeira mensagem de apoio na rede YouTube dirigida aos jovens LGBT que sofrem com a discriminação com base na sua orientação sexual ou identidade de género. Dan mostrou na primeira pessoa a sua história para que outros jovens a pudessem ver, se sentissem inspirados e não adoptassem medidas drásticas, porque "tudo melhora".

O projecto tem, actualmente, 12 afiliados, tornando-se Portugal o 13º, e o primeiro de língua oficial portuguesa, a ocupar uma lista onde estão países como o Canadá, a Inglaterra ou a África do Sul.

O projecto funciona em grande extensão de e para jovens, no entanto, várias foram já as figuras públicas mundiais que deram o seu testemunho: Barack Obama; a Secretária de Estado Hillary Clinton; David Cameron; o Primeiro-Ministro da Austrália, Kevin Rudd; o Vice-Presidente do Peru, Carlos Bruce; grupos de trabalhadores de empresas mundiais como a Apple, do Google Chrome e da Pixar; a apresentadora e actriz Ellen Degeneres, o cantor Jake Shears (Scissor Sisters) e os eurodeputados Ana Gomes e Rui Tavares, entre outros, já deram aos vídeos do projecto It Gets Better mais de 35 milhões de visualizações.

A ideia de lançar a candidatura surgiu após a realização de 64 conferências realizadas no ano passado pela associação com sede no Porto em várias escolas e universidades portuguesas e "pelas diversas denúncias de bullying então recebidas, tendo sido constatada a necessidade de criar uma mensagem de esperança para os jovens LGBT" pode ser lido em comunicado.

 

O primeiro vídeo em Portugal com uma "mensagem global de esperança, consistente e credível para os jovens LGBT"

"Neste momento estão em construção todos os diversos materiais de apoio e plataformas informáticas necessárias, nomeadamente a criação do site, de todas as estruturas associadas" declarou Manuel Damas, presidente da CASA ao dezanove.pt.

O presidente da ONG revela ainda que "está a ser desenvolvido um extenso programa de contactos [na sociedade portuguesa] de forma a conseguir angariar fundos para o “Tudo Vai Melhorar”". O lançamento oficial do projecto “Tudo Vai Melhorar” deverá iniciar-se em Novembro de 2012.

 

Já segues o dezanove no Facebook?