Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Muçulmanos e homossexuais: do Mr. Gay Dinamarca ao “I am Gay and Muslim” neste QueerLisboa

Não tem havido sinais de grande proximidade entre a religião muçulmana e as questões dos direitos das pessoas LGBT, mas o tema está a suscitar interesse, seja na vida real, seja no cinema.

Há cerca de um ano a revista Charlie Hebdo causou acesa polémica quando mostrou na capa a caricatura de dois homens com vestes muçulmanas a beijarem-se. No mês passado, na Dinamarca, Michael Sinan (na foto), vencedor do concurso Mr. Gay daquele país, assumiu-se homossexual. Em entrevista ao ao site italiano Il grande colibri, declarou: "Não frequento mesquitas em Dinamarca. Não gosto da atmosfera nessas comunidades. Tenho muitos amigos muçulmanos que são muitos compreensivos em relação à minha homossexualidade. Não me tratam de uma forma diferente, de todo. No entanto, são muito cuidadosos em relação ao que "gostam" na minha página do Facebook. Infelizmente, têm medo do que os outros possam pensar (...) Participei no concurso de Mr. Gay porque queria mostrar às pessoas homossexuais e heterossexuais que os gays muçulmanos existem, e que estou orgulhoso de ser um deles. E para além disso, que existem muçulmanos modernos, mesmo heterossexuais."

No cinema, a temática desta luta interior entre o Islamismo e a homossexualidade não tem sido nova, basta lembrar o documentário como "A Jihad for Love" de Parvez Sharma (2007). Mas o tema estará também presente na competição nesta 16ª edição do festival Queer Lisboa em “I am Gay and Muslim" de Chris Belloni (2012). Este é um documentário que aborda a vida de jovens marroquinos e da sua dificuldade em conciliar a sua religião com a sua sexualidade. A fita tem exibição marcada para o próximo dia 22 de Setembro às 15h, na sala 3 do Cinema São Jorge. 

 


 

André Gonçalves

 

Já segues o dezanove no Facebook?

3 comentários

Comentar