Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Acção pública STOP Patologização Trans 2012 este Sábado em Lisboa

Está convocada para este Sábado uma concentração no Campo dos Mártires da Pátria, em Lisboa. Activistas de vários colectivos de defesa das pessoas trans apelam a uma concentração junto à estátua do Dr. Sousa Martins a partir das 17 horas com o propósito de assinalar o Dia Internacional pela Despatologização Trans.

A iniciativa portuguesa insere-se na STOP Trans Pathologization, uma campanha mundial pela despatologização das pessoas com identidades transexuais e transgéneras. Os objectivos principais desta campanha internacional são a retirada da categoria “disforia de género” e “transtorno de identidade de género” dos catálogos de diagnóstico (DSM, da Associação Psiquiátrica Americana, e CID - Classificação Internacional das Doenças, da Organização Mundial de Saúde), nas suas próximas edições, cujas revisões estão previstas para 2013 e 2015. Em síntese, pretende-se uma melhoria dos direitos de saúde, legais e sociais das pessoas trans.
Desde 2007, a Campanha STP 2012 convoca, sempre no mês de Outubro, um Dia Internacional de Acção pela Despatologização Trans, com manifestações simultâneas em diversas cidades do mundo. A restante lista das reivindicações dos activistas dos direitos humanos que organizam a acção é extensa e pode ser consultada aqui.

A 10 de Fevereiro de 2010, França foi o primeiro país do mundo a retirar a transexualidade da lista de patologias. Mais recentemente o comissário europeu dos Direitos Humanos, Thomas Hammarberg, pediu a desclassificação da “disforia de género” como doença mental a organismos médicos internacionais e aos países do Conselho de Europa (CE).