Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

A inspiradora história de Alexandra, portadora do VIH (com vídeo)

O terceiro episódio da série Momentos de Mudança passou na SIC esta segunda-feira. Desta vez a história centrou-se na vida de Alexandra, uma rapariga infectada pelo vírus VIH quando era amamentada pela mãe.

A reportagem, que está a ser alvo de comentários muito positivos, mostra de uma forma inédita a vida de uma família em que pai, mãe e filha são portadores do VIH.

Alexandra em discurso directo: "Há 20 anos os meus pais estavam convencidos que aguardavam a chegada de um menino. Só quando nasci, a 1 de Abril de 1993, é que perceberam que eu seria a Alexandra. Nasci saudável mas através da amamentação fui infectada com o vírus VIH. A minha mãe não sabia que era portadora de VIH, tal como o meu pai. Foi um tremendo choque, o pânico e o desconhecimento em como lidar com uma doença para a qual existiam poucas respostas. Na altura era uma sida fatal, um vírus monstruoso que entrava na nossa casa em Selmes, no Alentejo. Cresci com a doença e com o preconceito, vivi quase tudo o que uma criança não deve viver. Na escola fui impedida de brincar com os outros meninos. Chamaram-me "sidosa". Fui uma adolescente insuportável porque para além de todas as dúvidas que surgem nessa altura eu tinha ainda a revolta de ser portadora de VIH. Hoje faço uma vida igual à das jovens da minha idade. Tenho um pequeno acréscimo que é o VIH, mas tomo a indispensável medicação diária e vou às consultas regulares. De resto não sou diferente. Faço uma vida exactamente igual a todas as outras raparigas de 19 anos. E agora estou num momento decisivo da minha vida: quero realizar o meu sonho, quero muito ir para a faculdade, estudar psicologia, porque é uma coisa que me fascina e que eu não consigo explicar. Faço-me entender?"

 

10 comentários

Comentar