Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

“Sangue a ferver”: Activistas marcam protesto pelo direito a doar sangue

Na passada terça-feira a associação CASA deu a conhecer um novo caso de discriminação de homossexuais aquando de uma doação de sangue promovida pelo Instituto Português de Sangue e da Transplantação e realizada no Instituto Superior Técnico em Lisboa. Em causa estão pelo menos três estudantes universitários, do sexo masculino, que viram ser recusadas a sua doação de sangue por terem mantido relações homossexuais.

 

O caso causou ondas de indignação nas redes sociais e motivou um grupo de activistas a convocar uma acção de protesto para o próximo Sábado, 3 de Novembro, às 16 horas, no Centro Regional de Sangue de Lisboa. A ideia do protesto partiu do autor do blog de temática queer Bichas Cobardes, que na sua página está a alavancar a iniciativa que propõe: “entrar para dar sangue e sermos, consequentemente todos rejeitados quando admitirmos "já termos tido relações com pessoas do mesmo sexo. Com efeito pretende-se assim alertar para o sangue que está a ser desperdiçado pelo IPST.

A situação de discriminação acontece porque, apesar da retirada da pergunta da polémica dos questionários de doação de sangue, há relatos de casos que continua a ser perguntado, com carácter de exclusão, aos dadores homens "se é homem, teve relações com outros homens?"

Entretanto, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação já veio desmentir as acusações da CASA: "não há uma prática discriminatória de dadores homossexuais, nem por escrito nem verbal"[…] "As equipas do IPST destacadas para as sessões de colheita de sangue cumprem escrupulosamente a lei e os seus médicos tomam decisões de acordo com as boas práticas clínicas e a evidência científica, defendendo assim os dadores e os doentes que necessitam de transfusões de sangue".

 

Evento no Facebook

 

Já segues o dezanove no Facebook?

 

2 comentários

Comentar