Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

2012: Os 12 vídeos portugueses de temática LGBT mais marcantes do ano

Quais os vídeos made in Portugal de temática LGBT que marcaram 2012? O dezanove.pt faz o resumo dos vídeos do ano:

 


 

 

 


 

"Beijaço” reuniu dezenas de pessoas no Metro de Lisboa contra a discriminação

Foi um dos casos que marcou o ano de 2012. O protesto contra a afixação de muppis de uma rede de encontros sexuais no metropolitano passou rapidamente da internet para uma acção de protesto. Os beijos foram simbólicos e chamaram a atenção de todos.

 

Viver com VIH hoje

Um trabalho académico de um grupo de alunos da Licenciatura em Cinema da Universidade Lusófona mostra que o envolvimento sexual com um parceiro exige prevenção. Sempre.

 

Preconceito: Gabriela e João querem mudar o mundo com um vídeo

Gabriela e João chegaram a ser destaque no portal Sapo. A sua mensagem é muito simples, mas aparentemente ainda não chegou a todos. Recentemente o vídeo integrou a playlist da plataforma de luta contra o bullying Tudo Vai Melhorar.

 

 

Ben Cohen deixa mensagem contra o bullying
 

A estrela do rugby inglês dedicou uma mensagem para os jovens portugueses que são alvo de discriminação. Vale a pena ver.

 


 

O vídeo da Marcha LGBT de Lisboa

A marcha da diversidade mostrou que não se deve ter vergonha por se ser LGBT. A reivindicação de direitos fez-se nas ruas de Lisboa pela 13ª vez.

 

Série “Lx Menina e Moça” à procura da internacionalização

A série ainda não conseguiu o lugar que produção e os fãs ambicionam. A qualidade do episódio piloto não passa despercebida na internet e  Zara Pinto, a realizadora, desdobra-se em iniciativas para fazer do teaser uma série real para televisão.

 

“Levanta-te! Não Aceites o Bullying Homofóbico” 

Não foi produzido em Portugal e nem sequer em 2012, mas tem o mérito de ser um dos vídeos internacionais mais marcantes na luta contra o bullying que afecta os jovens LGBT ou percepcionados como tal. A excepção de entrar neste top justifica-se depois da Federação Nacional de Associações Juvenis ter decidido legendar o vídeo para português tornando-o acessível a todos aqueles que precisam de compreender esta mensagem enquanto integram o ambiente escolar. Também é assim que se trava o bullying.

 

 

“Onde há amor, há heróis”: O vídeo da ILGA Portugal em prol da parentalidade

Jovens cinéfilos realizaram uma curta em torno de questões LGBT para o festival de curtas em Nova Iorque. Obteve mais de 7000 visualizações.

 

 

Fuel produz spot para Festival QueerLisboa 16

A agência de publicidade portuguesa realizou um dos vídeos com maior repercussão nas redes sociais. O vídeo humorístico relata uma série de  clichés gays e foi produzido para o festival de cinema gay e lésbico de Lisboa.

 

 

Stripers para angariar fundos: O CheckpointLX explica porque é importante

O esforço conjunto de artistas em regime pro bono conseguiu angariar várias dezenas de euros para o centro de rastreio rápido do VIH/Sida, o CheckpointLx.

 

 

José Castelo Branco em campanha contra o bullying

Foi a primeira figura pública a participar no projecto Tudo Vai Melhorar que pretende apoiar os jovens LGBT vítimas de bullying. Como em tudo José Castelo Branco originou acesos comentários.

 


 

Oração das Trans-Tornadas: Acção conjunta GTP/Panteras Rosa

O ano 2012 fica marcado como um dos que a comunidade transexual mais se esforçou pela visibilidade e conquista de direitos. Foram várias as iniciativas para que a transexualidade fosse retirada dos manuais psiquiátricos. Uma delas decorreu em Lisboa no Dia Internacional pela Despatologização Trans.

 

 

 

Outros vídeos marcantes na secção A Ver - As imagens e os vídeos do momento.

1 comentário

Comentar