Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Princesa Victoria da Suécia entrega prémio à personalidade “Gay do Ano”

A plateia aplaudiu de pé quando a Princesa Victoria da Suécia entrou em palco ao som da música dos ABBA “Dancing Queen” para entregar o Prémio “Gay do Ano”, na passada terça-feira, a Jonas Gardell.

Jonas Gardell é o autor do livro e série televisiva "Never Dry Tears Without Gloves", que fala sobre o tratamento dos homossexuais durante o início da crise do VIH na década de 80.

No seu discurso, a Princesa declarou “É com grande prazer que estou aqui esta noite. Para sentir a vossa força, a vossa alegria e sentido de comunidade.” E dirigindo-se ao galardoado disse “Poucas pessoas nos tocaram e nos encheram de orgulho como o fizeste. A mensagem é bem clara. Endireitem as costas, estendam as mãos, secaremos as lágrimas uns dos outros”.

O livro, assim intitulado devido às instruções dadas a uma enfermeira que limpava as lágrimas de um homem moribundo, incitou pedidos de desculpa à comunidade gay.

Contudo, Gardell escreveu no mês passado no jornal sueco “Svenska Dagbladet”: “Não estou à espera de uma desculpa. Quero finalmente poder falar sobre isto e não encobrir o que se passou. Quero finalmente poder relembrar.”

Outra personalidade presente na cerimónia foi a cantora Loreen, vencedora da última edição do Festival Eurovisão da Canção, e uma acérrima defensora dos Direitos Humanos.

A Suécia legalizou a igualdade do casamento em 2009 e a Igreja Luterana, que foi a Igreja do Estado até ao ano 2000, autorizou a celebração de casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

No ano passado o vencedor do Prémio “Gay do Ano” foi o futebolista assumidamente homossexual Anton Hysén.

 

Álbum da cerimónia aqui.

 

Lúcia Vieira

 

Já segues o dezanove no Facebook?

 

1 comentário

Comentar