Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Maioria acha que combate ao VIH em Portugal é insuficiente

A maioria dos participantes no inquérito promovido pelo dezanove.pt considera que a política de combate ao VIH em Portugal é insuficiente (57%). Quase um quarto dos participantes considera que é razoável e 9,7% diz que é suficiente. Responderam 575 pessoas.

Nas últimas semanas, a questão do combate ao VIH em Portugal voltou à agenda. No início de Janeiro, António Diniz, director do Programa VIH/Sida, esteve no Parlamento, onde confirmou vários problemas com a distribuição de medicamentos retrovirais e de preservativos.
Recorde-se que no fim de Novembro Sérgio Vitorino, do colectivo Panteras Rosa, tinha alertado para estes problemas associados à política de combate ao VIH. António Diniz revelou que no fim de 2012 houve falta de medicamentos retrovirais nos hospitais "em percentagem significativa" provocada por dificuldades financeiras. Também houve problemas na distribuição de preservativos. "Houve um défice de distribuição. Quando pediam 100, só dávamos 30", admitiu o mesmo responsável. A situação estará já regularizada.