Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Deputados gay e trans sentam-se na primeira fila do parlamento polaco

A deputada transexual Anna Grodzka e o activista gay Robert Biedron sentaram-se na primeira fila do parlamento polaco esta quarta-feira. Esta foi a resposta do seu partido, o Movimento Palikot, às declarações do ex-presidente da Polónia, Lech Walesa que defendeu que os homossexuais "devem permanecer sentados na última fila do Parlamento e mesmo fora dele, por detrás de um muro".

Estes são os primeiros parlamentares assumidamente homossexual e transexual eleitos para a câmara baixa polaca. "Lech Walesa foi um símbolo importante para todos nós e para o mundo", disse Robert Biedron à Associated Press. "Respeito-o mas preferia que usasse outras palavras – palavras de aceitação e de respeito pelas outras pessoas", completou.

O oposicionista histórico do regime comunista disse em entrevista a um canal polaco que não queria "que essa minoria, com a qual não estou de acordo – mas tolero e compreendo – se manifeste nas ruas e dê a volta à cabeça dos meus filhos e dos meus netos". E justificou a sua posição: "Sou da velha escola e não tenciono mudar. Compreendo que haja pessoas diferentes, com orientações diferentes e que têm direito à sua identidade. Mas que não mudem a ordem que está estabelecida há séculos."

 

Foto: Anna Grodzka ao centro e Robert Biedron à direita