Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

O argentino Jorge Mário Bergoglio é o novo Papa Francisco I

Habemus Papam: O cardeal argentino Jorge Mário Bergoglio, de 76 anos, é o sucessor de Bento XVI. O novo Papa adoptou o nome de Francisco I. A decisão foi conhecida esta quarta-feira após dois dias e quatro votações de um conclave que reuniu 115 cardeais. Este é o primeiro papa oriundo de um país onde o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a lei de identidade de género são permitidos.

Em 2010 o cardeal Bergoglio foi um dos fortes opositores à aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo na Argentina. Na altura referiu que a adopção de crianças por casais de pessoas homossexuais era uma discriminação contra as crianças: “as crianças precisam de ter o direito de serem criadas e educadas por um pai e uma mãe."
Sobre o casamento disse então considerar que se tratava de uma guerra contra Deus, “uma jogada do Diabo”. Ainda em relação à lei de identidade de género aprovada neste país da América Latina  também tem uma posição desfavorável à identificação com o sexo correspondente nos documentos de identificação.

Na altura da aprovação da lei da igualdade no acesso ao casamento Cristina Kirchner apontou o dedo à campanha de Bergoglio contra o casamento e à postura da Igreja Católica como próprias dos “tempos medievais e da Inquisição”.

 

Recorda as notícias sobre o anterior Papa Bento XVI aqui.

 

Já segues o dezanove no Facebook?