Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

Joaquim Monchique, uma mãe a respeitar

Depois de ter interpretado a extravagante Pilita nos programas de Herman José e ter protagonizado o monólogo mais visto da história do teatro português, em Paranormal, Joaquim Monchique volta a vestir os collants para interpretar Esmeralda Bartolomeu, uma mãe de família oriunda da Baixa da Banheira. A comédia inspirada numa peça argentina da autoria de Hernán Casciari, a que actor luso assistiu em Buenos Aires, foi adaptada à realidade portuguesa pelo próprio Monchique. Uma família portuguesa (a)típica confere elementos para um enredo de aproximadamente duas horas: um marido desempregado e viciado em tabaco e televisão, uma filha à descoberta da sua sexualidade, um filho indeciso em relação à orientação sexual, outro filho consumidor de drogas, um sogro envolvido na marijuana e a matriarca Esmeralda a gerir tudo isto e ainda a menopausa. Nenhum pormenor foi descurado. No que respeita à caracterização Joaquim Monchique  demora pelo menos uma hora a maquilhar-se para se transformar em Esmeralda. O espectáculo é enriquecido pelos figurinos com traço de Dino Alves e Monchique demonstra mais uma vez o seu empenho e versatilidade artística como actor, tradutor, encenador e cenógrafo. “Todos os comediantes gostam de fazer travesti” e acrescentou que esta “é uma homenagem às mães”, declarou o actor português ao Correio da Manhã.

'Mais respeito que sou tua mãe' estará em cena no auditório do Casino Estoril até finais de Junho.

Os ingressos custam 20€ e as sessões são de quarta-feira a Sábado às 22 horas e aos Domingos às 17 horas.

Paulo Monteiro

 

Actualização: O espectáculo estreia a 15 de Outubro de 2010 no Teatro Rivoli no Porto. Vê aqui mais informações e como ganhar bilhetes duplos através do dezanove.

 

Actualização II: O espectáculo estará em cena de 9 de Fevereiro a 03 de Março 2011 no Teatro Armando Cortez - Casa do Artista, em Lisboa. De 4ª a Sáb; 21h30; bilhetes: 18€.

3 comentários

Comentar