Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

Portugueses Dark Horses a caminho de Inglaterra

Dezassete equipas vão disputar em Bristol, durante três dias e a partir de dia 24 de Maio, o torneio de rugby da Union Cup 2013. A Union Cup é um evento bianual que reúne equipas de rugby europeias que não discriminam em função da orientação sexual dos seus jogadores.

Depois de terem estado em Amesterdão em 2011, os Dark Horses, que fazem parte da associação Boys Just Wanna Have Fun, levam este ano uma comitiva constituída por 16 pessoas. Por razões económico-financeiras a equipa portuguesa jogará na modalidade X's, uma vez que não tem os 22 jogadores necessários para jogar na modalidade de XV (com quinze jogadores).

Pedro Carita, capitão da equipa, declara ao dezanove.pt que as expectativas passam por “trazer a taça da nossa divisão, mas se isso não for possível pelo menos um terceiro lugar.” A propósito da discriminação de pessoas LGBT em campo, o desportista português refere que “a discriminação é cada vez menor no desporto, no entanto ainda há muita gente que não sabe lidar bem com esta questão. Ainda há pouco tempo ouvimos uns comentários depreciativos numa jornada no Algarve. Ainda assim a maior parte das equipas que compete connosco no campeonato nacional de equipas emergentes já nos conhece, respeita e teme-nos. Isso foi um passo enorme que demos e teimamos em não abdicar disso.”

A organização do torneio, a cargo dos britânicos Bristol Bisons, estima que o evento de desporto inclusivo traga cerca de 250 mil libras (cerca de 300 mil euros) à economia local. O evento conta com o apoio das autoridades locais.

A equipa portuguesa ruma ao Reino Unido esta quarta-feira. Quando regressar será responsável, em parceria com a equipa de vólei Lisbon Crows, pela organização da quarta edição do evento Pitch Beach, que trará a Lisboa dezenas de atletas europeus no primeiro fim-de-semana de Julho.

 

Já segues o dezanove no Facebook?