Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

As novidades do Arraial Pride

Este sábado, dia 26 de Junho,  o Arraial Pride - a festa para todos os gays, lésbicas, bissexuais, transgéneros e hetero friendly regressa à praça mais emblemática da capital: o Terreiro do Paço. Depois de ter passado pela zona de Belém em 2009, a edição de 2010 organizada pela associação ILGA Portugal volta a apostar em alguns factores diferenciadores: a duração (o evento inicia-se às 14 horas e decorre até de madrugada), o Arraialito (um espaço de entretenimento dedicado aos mais novos, reforçando o conceito que esta é uma festa para todas as famílias) e os Queer Games (jogos variados para todos e com humor q.b., citamos apenas dois: Maratona das Nazarenas com arremesso da canasta e o Duelo de Manicures) e o que se designa por Gay Village, o espaço onde habitualmente se encontram as tendas dos parceiros do evento desde as empresas e bares até aos patrocinadores. Neste local será ainda possível jogar matraquilhos ou dançar no pátio da mariquinhas. A diversão é garantida.

No entanto, existem várias novidades que não esquecem a agenda política. Um dos momentos mais aguardados desta 14ª edição, e em consonância com a recente aprovação da lei do casamento, é o concurso Noiv@s do Arraial. A organização procura casais que queiram oficializar a sua relação. Segundo disse a organização ao dezanove,  "vários casais já se encontram inscritos". Pretende-se que a meio do arraial o/a noivo/a surpreenda a sua cara metade com uma declaração de amor. Os melhores ganham um casamento. É isso mesmo, um casamento com tudo incluído: copo de água, lua de mel nas ilhas gregas (Mykonos para os meninos e Lesbos para as meninas) e as despesas do notário ficam por conta da organização. As pré-inscrições decorrem no Centro LGBT em Lisboa. Além disso, como o dezanove tinha já avançado, haverá vários momentos musicais ao longo do dia.

Passatempos para todos

Os apreciadores de viagens e fãs de música têm razões para passar pelo site do evento e concorrer. O patrocinador principal do evento, a Lufthansa em parceria com a MTV oferecem duas viagens duplas para a Europa.

Speed Dating. É o que a Leswork, uma rede social na internet, pretende estabelecer entre os participantes do arraial. As entrevistas e  inscrições decorrer durante a tarde e haverá várias rondas. Love is in the air.

O evento LGBT mais participado de Portugal, é segundo a organização "uma iniciativa aberta a todos, no coração de uma Lisboa sem preconceitos que sabe integrar e respeitar todas as pessoas, reconhecendo os seus direitos e a sua cidadania plena. [O Arraial Pride] Constitui um momento de visibilidade pública e mediática anual que visa, de uma forma essencialmente lúdica, incentivar a visibilidade das pessoas LGBT; promover a integração das LGBT na comunidade em geral; e alertar para a necessidade urgente de combater todas as formas de discriminação, nomeadamente em função da orientação sexual e da identidade de género."

O Arraial Pride integra as Festas de Lisboa e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC. O presidente da Câmara, António Costa, esteve presente na edição transacta.

A entrada é gratuita. Mais informações no site oficial e no blogue.