Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Rússia aprova lei que proíbe “propaganda homossexual” (com vídeo)

O Parlamento russo aprovou, na passada terça-feira, um diploma que proíbe a distribuição de informação e "propaganda" da homossexualidade a menores de 18 anos. A lei define o conceito como "divulgação de informação com o objetivo de induzir um comportamento sexual não tradicional entre crianças, sugerindo que tal comportamento é atraente".

A medida foi aprovada com unanimidade, apesar de fortemente criticada por activistas dos direitos humanos, e prevê a punição de quem cometa este acto de "propaganda homossexual" com multas e até mesmo com pena de prisão.

Existiram vários protestos junto ao Parlamento. Grupos contrários e a favor da medida entraram em confronto e cerca de 30 pessoas chegaram a ser presas pela polícia.

A norma foi aprovada na Câmara Baixa, o que significa que ainda terá de ir a aprovação da Câmara Alta russa e do próprio presidente Vladimir Putin. Prevê-se que não haja grande dificuldade para o diploma ser aprovado. As multas podem ir até aos 22 mil euros e no caso da prevaricação ser praticada por cidadãos estrangeiros, estes podem correr o risco de ser presos e deportados para o seu país.

Esta lei surge num conjunto de várias outras leis em que o Governo de Moscovo, aliado à Igreja Ortodoxa, procura promover os valores tradicionais russos contra o "liberalismo do Ocidente".

 

Vídeo BBC News 

 

André Faria

 

Já segues o dezanove no Facebook?