Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

O único Gay Pride do mundo a bordo de barcos

Amesterdão é uma capital relativamente pequena, com apenas 800 mil habitantes, mas é definitivamente uma das mais importantes no mundo no que se refere à luta pela igualdade de direitos para a comunidade LGBT. Um desses exemplos, é a legalização do primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo no ano 2001.

O resultado destas políticas de igualdade e tolerância fez com que Amesterdão se tornasse numa das cidades mais gay friendly em todo o mundo.

Durante estes dias a cidade veste-se com as cores do arco-íris para celebrar a semana do Orgulho LGBT - uma das maiores e mais divertidas no mundo - e acolher os mais de 500 mil participantes e turistas estimados.

“Reflect” é o tema do Orgulho 2013. Trata-se de um convite feito a todas as pessoas para uma reflexão acerca dos últimos anos de lutas pelos direitos LGBT na Holanda e a perguntar se realmente se conseguiu construir uma sociedade diversificada desejada ou se apenas se “tolera” a homossexualidade. “Reflect” representa também a oportunidade de mostrar ao mundo a diversidade e a importância de uma pessoa se poder afirmar e ser autêntica.

As principais ruas e praças da cidade estão a ser invadidas por vários espectáculos, ao som dos DJs mais famosos do momento, como por exemplo os Cazwell. Também estão previstas actividades de cinema, fotografia, desporto e pintura.

O momento mais emblemático da semana do Orgulho LGBT é a famosa “Boat Parade” que tem a particularidade de ser a única marcha gay a realizar-se… na água (e não numa estrada de alcatrão). Estão previstos aproximadamente 80 barcos decorados com temas alusivos aos direitos LGBT nos Países Baixos e no mundo. Os barcos navegarão este Sábado no principal canal da cidade - Prinsengracht (Canal dos Príncipes) ao som da música de DJ’s e com a coreografias transgressoras dos seus tripulantes. Este evento pode ser visto nas margens do canal entre as 14 e as 18 horas.

Nos últimos anos o Gay Pride de Amesterdão foi nomeado como o Melhor Pride da Europa (2008) e um dos melhores eventos gays no mundo (2009).

 

Reportagem fotográfica em Amesterdão aqui.

 

Pedro Morgado

 

Já segues o dezanove no Facebook?

4 comentários

Comentar