Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Arraial Pride: De copos no ar a celebrar a igualdade (vídeo)

"Valeu a pena!" Foi assim que os dirigentes da ILGA se dirigiram às milhares de pessoas que estavam a celebrar o orgulho gay no Terreiro do Paço na noite de Sábado em Lisboa. O meio da noite foi o momento para celebrar a aprovação no Parlamento do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Os agradecimentos para o alcance da igualdade foram dirigidos, nas palavras do presidente da ILGA Portugal, Paulo Côrte-Real, "aos deputados dos grupos parlamentares que aprovaram a lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas também a outras pessoas da sociedade civil". A votação histórica foi relembrada através de um vídeo que resumiu o que se viveu no hemiciclo.

                         

 "Estamos todas e todos de parabéns!”, exaltou o presidente da associação que organiza o Arraial Pride. Após enumerar as questões ainda pendentes, como a procriação medicamente assistida, a adopção e uma lei que reconheça a identidade de género, o activista lembrou aos presentes que "juntas e juntos conseguiremos mais”. Sara Martinho, vice-presidente da associação de defesa dos direitos dos  homossexuais, lésbicas, bissexuais e transgéneros, afirmou que existe todo um conjunto de objectivos a atingir para fazer com que as cores do arco-íris brilhem mais forte e que todas e todos podiam "continuar a contar com o trabalho da ILGA para estas lutas".

 No final do momento mais político da noite, as milhares de pessoas presentes foram convidadas a fazer um brinde,    celebrando a igualdade "já conseguida e a igualdade que vamos conseguir”. De copo no ar, foi momento para celebrar. O ambiente foi de festa que continuou até altas horas da madrugada no coração de Lisboa e no de muitos portugueses que, de todo o país vieram celebrar o orgulho LGBT. O dia tinha sido longo. Entre as actividades do Arraialito, os concertos e o interesse que despertaram a equipa de rugby masculina e os promotores do Manhunt, foram muitos os pontos de interesse da 14ª edição do Arraial Pride. Para o ano há mais.

 

Mais fotos do Arraial Pride no Facebook.