Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

Açores em Lisboa: Rumor de João Pedro Vale e Nuno Ferreira

Inspirado parcialmente em paisagens açorianas, é possível visitar até 6 de Dezembro a exposição “Rumor” um trabalho da dupla João Pedro Vale e Nuno Ferreira na Pequena Galeria em Lisboa. O conjunto artístico reúne 160 registos fotográficos de uma viagem pessoal e artística entre o real e o virtual, desde São Miguel nos Açores à Pequena Galeria em Lisboa.

A exposição Rumor materializa uma colecção de 29 rumores, lançados, viralizados e até censurados nas redes sociais, num mural catalográfico que intersecta imagens de paisagens idílicas e snapshots íntimos. Um desafio à fruição voyerista orientada por tempos, medias e suportes, desde o actual fenómeno do Instagram à icónica Polaroid. A exposição está patente desde o dia 14 de Novembro n'A Pequena Galeria, Avenida 24 de julho, 4c. 

Com o intuito de executar este trabalho, a dupla de artistas viajou para os Açores a convite do Walk&Talk – Festival Internacional de Arte Pública. O conjunto agora apresentado inclui inclusive uma foto reportada como imprópria na rede social Facebook. Além do Rumor visual, acompanha a imagem um “Rumor Escrito” assinado pelo arquitecto e paisagista Duarte Santo.

João Pedro Vale foi distinguido com o prémio de Personalidade do Ano em 2011 depois de ter visto cancelada pela companhia de seguros Tranquilidade a exposição P-Town de temática homossexual. Em 2012 apresentou em conjunto com Nuno Ferreira o filme "O Rei dos Gnomos" no Paço dos Duques no âmbito de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, na Galeria Leme no Brasil e no Teatro do Bairro durante o festival Queer Lisboa.