Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

António Simões: “Quero poder dizer que sou casado com um homem”

O português António Simões, presidente do banco HSBC no Reino Unido, que ocupa o primeiro lugar na lista do Financial Times dos 50 líderes homossexuais de negócios e empresas mais importantes do Reino Unido, explica em entrevista ao Diário Económico que a homossexualidade “para mim nunca foi um tema, a única diferença é que em vez de dizer ‘a minha mulher' digo ‘o meu marido'.”

O banqueiro, que foi eleito Revelação do Ano nos prémios dezanove 2013, confessa que não gosta “de falar da minha vida pessoal, mas quero poder dizer que tenho um cão, uma labradora preta, e que sou casado com um homem. À medida que nos vamos tornando mais séniores na carreira, é importante que nos tornemos um exemplo positivo para os outros. No meu caso, é o de um português que saiu de Portugal, conseguiu liderar um banco inglês, um dos maiores do Mundo, aos 38 anos, com um pouco de imodéstia, isso é que é impressionante. Ser ‘gay' não é muito relevante, só me torna um pouco diferente”. Na mesma entrevista António Simões conta que está “há onze anos com o meu parceiro, meu marido desde que a lei mudou em Espanha, e para muitos somos um exemplo de casal estável e bem sucedido. Estamos em 2014, mas muitos ainda precisam de alguém que lhes dê autoconfiança para que não vejam o tema como um problema”. Além disso, acrescente: “As pessoas têm mais confiança em mim porque se sou honesto com algo que é difícil de partilhar também o serei em outros temas. É muito mais fácil ser honesto.”

A lista dos LGBT mais importantes do Reino Unido foi publicada pelo jornal Financial Times, após uma selecção da responsabilidade da associação de executivos LGBT OUTstanding in Business. António Simões, de 38 anos, é também membro fundador do Conselho da Diáspora Portuguesa, associação apoiada pelo Presidente da República, Cavaco Silva.

1 comentário

Comentar