Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

O dezanove ajuda-te a organizar a Agenda LGBT para 2014

Há dias que são mesmo de marcar na agenda, como por exemplo o 8 de Janeiro. Assinala-se neste dia a aprovação no Parlamento português da lei que confere iguais direitos e deveres no casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Para que não te esqueças de nenhum evento ao longo do próximo ano o dezanove.pt ajuda-te a organizar a Agenda LGBT. Ora confere:

O ano arranca com a 11ª edição dos Prémios Arco-Íris organizados pela associação ILGA Portugal. Este ano os galardões serão entregues a 11 de Janeiro (Sábado), às 21h30, no Teatro do Bairro (Alto), em Lisboa. Este ano são premiadas várias figuras entre os quais Manuel Luís Goucha, Lourenço (Casa dos Segredos 4) e os deputados Isabel Moreira e Pedro Delgado Alves.

Ainda em Janeiro a rede ex aequo assinala pela primeira vez com um evento o Dia Internacional da Memória do Holocausto (27 de Janeiro). Dois dias antes pelas 16 horas na Rua do Carmo, em Lisboa, vai decorrer uma flash mob que incluirá a recolha de imagens para um vídeo sobre o tema.

A cidade que viu Gisberta ser assassinada vai poder assistir entre 31 de Janeiro e 16 de Fevereiro à Peça de Teatro do Ano, "Gisberta", que vai subir ao palco do Teatro Rivoli (Porto).

No Carnaval chega a já habitual Lesboa Party. A festa está marcada para dia 1 de Março.

O 11º Ciclo de Cinema LGBT organizado pelos jovens da rede ex aequo decorre entre 4 e 6 de Abril no Porto. Depois o ciclo avança para outras cidades mediante disponibilidade e vontade dos voluntários e parcerias da associação juvenil espalhados pelo país.

A 17 de Maio fará cinco anos que a Marcha do Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia e Transfobia sairá às ruas de Coimbra. A este dia somar-se-ão outras iniciativas do movimento LGBT à semelhança do que acontece todos os anos e cada vez em maior número. Um exemplo é o ciclo de cinema dos jovens da rede ex aequo que volta à capital entre 16 e 18 de Maio.

A comunidade bear vai voltar a organizar um festival só para ursos e para os seus fãs entre 26 de Maio e 2 de Junho. Trata-se do Lisbon Bear Pride.

Junho é o mês do Orgulho LGBT. (se a palavra "orgulho" te causa comichão, encontras uma boa explicação anti-histamínica publicada em 2012, mas ainda dentro da validade, aqui).

Junho traz mais uma festa de barco: A Lesboat. O nome não esconde que a organização está a cargo da Lesboa Party. Dia 8 de Junho a partir das 14 horas. Onde? No Rio Tejo.

A Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa entra na sua 15ª edição e está agendada para o dia 21 de Junho às 17 horas. O início é no Jardim do Príncipe Real. A Organização da Marcha desafia os criativos nacionais e internacionais a criar a imagem dos materiais de divulgação da Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa. Informações aqui.

O dezanove contactou a ILGA Portugal, mas ainda não há data para o Arraial Pride este ano. Se a tradição for respeitada tudo indica que a 18ª edição vai decorrer a 28 de Junho, precisamente no dia da revolta de Stonewall.

Já na quinta edição, o principal evento desportivo e inclusivo LGBT vai realizar-se entre 26 e 28 de Junho. Estamos a falar do Pitch Beach organizado pelos Dark Horses e Lisbon Crows, as equipas da associação Boys Just Wanna Have Fun e cujo calendário ilustra esta notícia.

A Marcha do Orgulho do Porto sairá às ruas a 28 de Junho, na mesma tarde do Arraial Pride em Lisboa. A associação CASA marcou, entretanto, para 5 de Julho, a Marcha pela Igualdade, também no Porto. No passado também a Norte ocorreu a primeira Marcha pelos Direitos LGBT de Braga. A data de 14 de Junho é a fixada para a segunda edição.

Em pleno Verão decorrerá o acampamento para jovens LGBT e simpatizantes organizado pela rede ex aequo. Desta vez as datas escolhidas são entre 23 e 31 de Agosto.

De 25 a 31 de Agosto é a vez do 3º Festival Pride Azores. A marcha açoriana decorre no Sábado, 30 de Agosto pelas 18 horas na cidade de Ponta Delgada.

Em Setembro o QueerLisboa chega à maior idade. O festival regressa com a sua 18ª edição entre 19 a 27 de Setembro. É o mais antigo festival de cinema da capital.

A cerimónia dos Prémios Média comemora 10 anos em 2014. As distinções são atribuídas na área da imprensa e do espectáculo pela associação de jovens LGBT de Portugal e tem data marcada para 6 de Dezembro.

 

Acompanha actualizações sobre estes e mais eventos na Agenda LGBT no Facebook.

 

Paulo Monteiro