Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Como foram os Gay Games


Decorreu na cidade alemã de Colónia de 31 de Julho a 7 de Agosto e contou com mais de 10 000 participantes vindos de mais de 70 países. Tratou-se da 8ª edição dos Gay Games que celebra a inclusão.  O evento chama-se Gay Games, mas é aberto a todos independentemente da orientação sexual, de se ser homem ou mulher, transgénero ou transexual, da religião, nacionalidade, etnia, convicções políticas, capacidades físicas, idade ou estado físico.




Sob o mote “Be part of it!” (Faz parte disto) este é considerado o maior evento desportivo e cultural a nível mundial: 35 disciplinas desportivas estiveram em prova,  desde o badmington ao wrestling passando pelo futebol,  em que se sagrou campeã a selecção da Argentina, a SAF Gay. César Cigliutti, presidente da Comunidade Homossexual Argentina, comentou a propósito da vitória: "Estamos a viver uma época de mudança e transformação e é um orgulho que a Argentina tenha as referências que possui nesse processo de igualdade e triunfo contra a homofobia e a discriminação."  

Jack Mackenroth abraçado ao namorado Bruce Hayes (de boné)

Na natação, Jack Mackenroth, de 41 anos vindo dos Estados Unidos levou para casa 7 medalhas: uma medalha de ouro, cinco de prata e uma de bronze. Mackenroth é namorado de Bruce Hayes, que em 1992 se tornou o primeiro atleta olímpico norte-americano a assumir a sua homossexualidade. Mackenroth é também conhecido porque além de nadador é estilista e participou no programa Project Runway em 2007. Na altura teve de abandonar o programa devido a complicações surgidas com o HIV tendo de se submeter a um tratamento. Três anos depois ganha 7 medalhas, "fiquei mais que satisfeito com o resultado" disse Mackenroth "a prata vai melhor com o meu tom de pele", brincou.


 


No que respeita à parte cultural participaram mais de duas mil pessoas entre cantores, músicos, artistas plásticos,  dançarinos e cheerleaders. Vários palcos foram espalhados pelo centro da cidade onde decorreram várias actuações culturais do evento.


Para muitos participantes nos Gay Games esta foi uma oportunidade de viver uma semana de liberdade, dado que em muitos dos seus países de origem a homossexualidade não pode ser vivida de forma pública.


 


Já segues o dezanove no Facebook?

7 comentários

Comentar