Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Primeiro ciclo de cinema LGBT em Cascais

O grupo ex aequo cascais vai realizar entre 17 e 19 de Setembro o seu primeiro Ciclo de Cinema LGBT.

“Este projecto realiza-se em Lisboa e é organizado pela direcção da rede ex aequo, mas o objectivo é igualmente que este viaje pelos vários grupos locais da associação, de modo a levar à população dessas cidades e regiões um evento ao qual dificilmente teriam acesso, devido à distância de Lisboa”, refere ao dezanove Manuel Gonçalves, coordenador do grupo de Cascais. “A partir daqui o grupo aproveitou a iniciativa em grande parte composta pela direcção e decidiu trazê-la para Cascais. Queremos desta forma enriquecer o trabalho do grupo em Cascais, apoiar de forma ainda mais interventiva e significativa os jovens LGBT da região e desmistificar e dar visibilidade às questões de orientação sexual e identidade de género no concelho”.


O coordenador do grupo acrescenta que, apesar do impasse da não autorização por parte da Paróquia de Cascais em utilizar o inicialmente previsto Centro Cultural de Cascais, “foi sugerido em Abril, pelo Departamento da Cultura de Cascais, outro local, que visitámos e considerámos bastante adequado ao evento - o Espaço Memória dos Exílios - no Estoril”.


O ciclo de cinema conta com a colaboração da Câmara Municipal através da cedência de espaço: "Não podemos deixar de referir que todos os intervenientes ligados à Câmara Municipal de Cascais  têm sido bastante prestáveis e têm apoiado o grupo e a iniciativa, que deverá igualmente estar patente na próxima Agenda Cultural", remata.


As exibições dos filmes, que serão seguidas de debate, estão marcadas para o Espaço Memória dos Exílios, na Avenida Marginal, 7152 -A. A entrada é livre. Os filmes são legendados em português.


Programa

17 de Setembro, 17h

Dorian Blues (EUA/2004)

Sinopse: Dorian Blues é a brilhante história de um jovem de uma cidade do interior que não entende o porquê de ser “diferente” – ele é gay. A adolescência é motivo de grande sofrimento por que todos o fazem sentir-se como se fosse uma “aberração” e parte dos seus colegas de escola fazem piadas de gays para o provocar. E tudo se complica ainda mais quando ele decide sair do armário… Antes que o seu pai o expulse de casa, ele parte para a Universidade onde encontra um mundo novo de homens elegantes e sofisticados.

17 de Setembro, 20h15

Saving Face (EUA/2004)

Sinopse: Will é uma cirurgiã de 28 anos que vive em Manhattan e não tem vida social. A sua mãe viúva, Ma, não consegue compreender porque é que a sua filha atraente passa todo o seu tempo a trabalhar. Num evento social na vizinhança da família, em que a sua mãe insiste que Will vá para procurar um marido, Will repara numa jovem mulher bonita chamada Vivian. Vivian rapidamente se sente encantada pela Will e quer ajudá-la a relaxar e a apreciar melhor a vida. Uma noite, Will regressa a casa e encontra a Ma à sua porta.

18 de Setembro, 17h00

Freedom To Marry (EUA/2005)

Sinopse: Este documentário intenso destaca um evento importante na história dos EUA, quando o Presidente da Câmara de São Francisco, Gavin Newsom, iniciou uma desobediência civil nunca antes vista ao permitir que casais do mesmo sexo pudessem casar-se na Câmara Municipal.

18 de Setembro, 20h15

Shelter (EUA/2007)

Quando os seus sonhos de faculdade são postos de lado devido a obrigações familiares, um jovem encontra conforto em surfar com o irmão do seu melhor amigo.

19 de Setembro, 16h00

Red Without Blue (EUA/2007)

Sinopse: O laço íntimo entre dois irmãos gémeos idênticos é desafiado quando um deles decide fazer a transição de homem para mulher. Esta é a história do evoluir da sua relação e da ressurreição da sua família de um passado obscuro.

19 de Setembro, 18h15

Itty Bitty Titty Committee (EUA/2007)

Sinopse: A namorada deu-lhe com os pés, rejeitada pela única universidade a que se candidatou e a usar uma copa B num mundo de copas D, Anna lamenta a sua vida. Ao sair do trabalho ela encontra Sadie, a sexy líder de um grupo punk-feminista radical chamado C(i)A (Clits in Action/Clits em Acção). Anna entra neste mundo secreto de erradicar imagens falocêntricas e misóginas, embarcando na sua primeira missão radical, sentindo-se viva pela primeira vez sendo o alvo dos avanços amorosos da Sadie.

(sinopses da responsabilidade do grupo rede ex aequo cascais)

 

Já segues o dezanove no Facebook?

1 comentário

Comentar