Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Filipe, o exuberante irmão de Luís XIV (com vídeos)

filipe.png

“Versalhes”, a série histórica franco-canadiana que a RTP1 começou a exibir na passada quarta-feira aborda a construção do gigantesco projecto de Luís XIV (1638-1715) de reunir (assim controlando) toda a corte francesa num mesmo edifício.

Se os cenários e paisagens são visualmente impressionantes, grande parte do sucesso da série tem sido devido ao elevado número de cenas eróticas. Representando não só as causas históricas e políticas que moldaram o reinado mais longo da História europeia, “Versalhes” apresenta as inúmeras relações extraconjugais dos monarcas como retrato privado da corte de então.
Logo nas primeiras cenas surge uma personagem central em poses menos régias. O príncipe Filipe, 1º duque de Orleães (1640-1701), cujo título na corte era somente “Monsieur“ por ser o único irmão do rei, aparece junto do seu amante Filipe de Lorena.
Dentro da libertinagem contemporânea, os maneirismos efeminados, gostos extravagantes e a homossexualidade assumida do príncipe Filipe eram conhecidos em toda a corte.
Nos seus vários amantes a paixão mais conhecida terá sido pelo cavaleiro Filipe de Lorena (1643-1702) que gozava de um estatuto diplomático (a Lorena, hoje região francesa, era então um ducado independente). Residiu na corte francesa durante grande parte da sua vida e exerceu um ascendente poderoso sobre a casa de Orleães, numa relação de submissão de “Monsieur“ ao seu amante com eventuais sadomasoquismos, analisando relatos da época.

Monsieur_with_his_favourite_daughter_Marie_Louise,

As várias relações do príncipe Filipe e a presença dos amantes no rígido protocolo de Versalhes é uma das características mais reconhecidas do duque de Orleães. Pontualmente Luís XIV exilava o cavaleiro de Lorena por algum tempo, mas o seu regresso e presença foi uma quase constante até à morte de “Monsieur“.
Se aos seus contemporâneos deixaram para a História amplos registos da sua extravagância e gostos, o duque de Orleães foi também um general talentoso e estratega militar reconhecido. Pai de quatro filhos (ao contrário de Luís XIV, que apenas teve um herdeiro legítimo) é também conhecido como um dos Avôs da Europa por ser antepassado directo de várias dinastias europeias. Duas das suas filhas foram rainhas (de Espanha e Sardenha) e um descendente virá a ser o último rei de França Luís Filipe de Orleães (de 1830 a 1848).
Também na descendência do exuberante “Monsieur“ estão algumas figuras conhecidas da História portuguesa. Curiosamente encontram-se entre os seus descendentes quer a última rainha de Portugal, D. Amélia de Orleães, quer o actual pretendente ao trono, D. Duarte de Bragança.
Com o segundo episódio da série “Versalhes” a emitir esta quarta-feira, dia 30, não há como não recomendar esta oportunidade de ver uma produção televisiva de grande orçamento e qualidade, que acompanha a História pública e as histórias privadas da exuberante corte do Rei-Sol. Com uma atenção especial para o retrato do seu irmão mais novo…

 

 

Manuel Rodrigues

6 comentários

Comentar